771kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quem é Ossanda Liber? Sem ideologia, contra o carro como bicho-papão e crítica de Biden

Este artigo tem mais de 2 anos

Ossanda Liber foi um dos destaques do último debate entre os candidatos a Lisboa tendo como bandeiras a inclusão e a igualdade. Rejeita estar ligada a qualquer agenda ou "ideologia fraturante".

Ossanda Liber descreve-se como sportinguista, "mãe de quatro" e "candidata à presidência da Câmara Municipal de Lisboa"
i

Ossanda Liber descreve-se como sportinguista, "mãe de quatro" e "candidata à presidência da Câmara Municipal de Lisboa"

Tiago Ventura Sales

Ossanda Liber descreve-se como sportinguista, "mãe de quatro" e "candidata à presidência da Câmara Municipal de Lisboa"

Tiago Ventura Sales

Inclusão, igualdade e amor à cidade. Estes são os três pilares do movimento cívico “Somos Todos Lisboa” liderado por Ossanda Liber, a analista política angolana de 43 anos que se candidata à presidência da Câmara Municipal da capital. Tendo vivido em Luanda, Paris e agora Lisboa estreia-se na vida política, envergando a bandeira de que a diversidade e a multiculturalidade integram a identidade dos lisboetas.

Ossanda Liber deu nas vistas no debate da última quarta-feira entre os 12 candidatos à capital. Ao Observador, a candidata diz que a experiência “foi muito positiva”, houve uma “boa interação”, tendo recebido posteriormente “vários apoios”. Foi, explica, uma “belíssima prenda de aniversário” — a candidata comemorou o aniversário nesse mesmo dia. No entanto, a exposição também lhe trouxe alguns problemas com “críticos” que não se reveem na candidatura e que lhe estão a tentar criar um “perfil falso”, acusando-a de ser de “extrema-direita” e “antivacinas”.

O balanço é, contudo, positivo para uma candidatura que começou numa conversa entre amigos durante o confinamento. “Tivemos a constatação de que não havia nenhuma candidatura que agregasse o que os lisboetas queriam” para viverem “felizes” e “em harmonia” sem estar ligada a nenhuma “tendência, ideologia fraturante ou agenda partidária”.

A conversa foi o pontapé de saída que a levou para as ruas recolher assinaturas com a noção de que seriam os imigrantes os primeiros a abordá-la. Apesar de tal não ter acontecido — e ter tido um feedback “incrível” —, Ossanda Liber reconhece ao Observador que o assunto tem uma grande importância na sua candidatura: “Tenho uma história de imigração de sucesso, na medida em que consegui realizar os objetivos profissionais, mas reparei que não estava a ser assim com toda gente”, relata, elencando a legalização como o principal problema que vários imigrantes enfrentam quando chegam a Lisboa. “Chegam cá e há um grupo de advogados que se fazem passar por Deus e que lhes vai resolver os problemas, o que depois não acontece”, denuncia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ao fim de dois anos, como não conseguem legalizar a situação, vão para outros países da União Europeia”, prossegue, referindo que é “penoso” que os imigrantes saiam para outros territórios quando podem “valorizar” Lisboa. Para resolver esta situação, a candidata propõe criar o “pelouro da inclusão”, que iria acompanhar (não só) imigrantes em todos os processos — desde o momento que escolhem a capital enquanto cidade para morar até à sua plena integração na sociedade.

A candidata indica que a cidade gosta de acolher bem os imigrantes e rejeita a ideia de que Lisboa seja uma “cidade racista”. Enquanto “mulher negra”, dá o seu próprio para exemplo para o demonstrar: “Quando fui pedir apoios para os cartazes em todo o lado, nunca tive nenhum obstáculo”. E recorda que a capital “foi multicultural desde sempre”. 

Tiago Ventura Sales

No decorrer do debate, as opiniões esgrimidas por João Patrocínio, candidato do partido Ergue-te, chocaram com a multiculturidade defendida pelo “Somos Todos Lisboa” e levou a uma intervenção mais acalorada de Ossada Liber, que até citou Marcelo Rebelo de Sousa. “Os candidatos autárquicos têm de ter melhor qualidade”, começou por dizer, atirando depois que o que se “constata é um candidato cujo legado que quer deixar é a luta contra a multiculturidade. Isto é incrível, é certamente insulto aos portugueses porque quem nos está a ouvir pode achar que as opiniões veiculam os lisboetas, mas não é o caso”.

Transportes e habitação são outros temas defendidos por Ossanda Liber

A candidata à Câmara de Lisboa vai, no entanto, além do tema da imigração. Sobre a mobilidade na cidade, Ossanda Liber quer “reformular a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL)”. Segundo a analista, nas zonas predominantemente residenciais não devem existir parquímetros: “Lisboa não se pode dar ao luxo de excluir carros e os lisboetas têm direito ao estacionamento”.

“Quem conduz é visto como um bicho-papão”, sinaliza ao Observador a candidata, que diz que muitos não têm condições para andar de bicicleta. A seu ver, é melhor “convidar os automobilistas a substituir o carro pelos transportes públicos” e também assinala que quem traz o carro para Lisboa são os moradores dos concelhos limítrofes. Para resolver este problema, Ossanda Liber defende a criação de parques de estacionamento nas fronteiras da capital para se deslocar sem recurso ao carro.

Ainda na mobilidade, a candidata do movimento cívico “Somos Todos Lisboa” defendeu no debate a complementaridade do metro e dos autocarros da Carris, pedindo ainda um reforço da frota aos fins de semana e a partir das 2h nos dias úteis: “É preciso consolidar o que existe”.

A habitação foi outros dos tópicos que, no decorrer do debate, mereceu a atenção de Ossanda Liber. Para resolver o problema, a candidata apresentou quatro medidas, que vão desde a colocação dos imóveis devolutos da CML no mercado ao serviço dos lisboetas à requalificação dos bairros municipais, passando ainda pela criação de um “seguro de garantia para estimular os particulares que recorrem a arrendamento” para poderem ser ressarcidos em caso de incumprimento do inquilino.

Sportinguista, com quatro filhos e crítica de Joe Biden: Quem é Ossanda Liber?

Com uma postura ativa nas redes sociais, Ossanda Liber partilha várias opiniões políticas no âmbito nacional e internacional e também momentos da sua vida pessoal. Na descrição da sua conta pessoal do Instagram, descreve-se como sportinguista, “mãe de quatro” e “candidata à presidência da Câmara Municipal de Lisboa”.

A exposição trouxe-lhe alguns críticas, que a colaram a algumas ideologias pelo facto de criticar recorrentemente Joe Biden, acusando o Presidente norte-americano de ser “incompetente, fraco, mentiroso e cobarde”: “Não está à altura do cargo que ocupa”. Noutro post, descreveu-o como sendo uma “fraude total” e que “transforma em caca tudo em que toca”.

Ao Observador, Ossanda Liber diz que sempre se interessou por política e que, nas eleições presidenciais de novembro, se debruçou sobre política americana. Com “o olhar pragmático”, constatou que as políticas da Joe Biden não “combinavam com o modelo social, económico e financeiro da América”, tendo anunciado medidas “populistas”. “Ao fim de nove meses de governação, não há nada de positivo a apontar ao Presidente norte-americano”, vinca.

Sobre o eventual apoio a Donald Trump, a candidata não é categórica e aponta um “problema comunicacional” ao ex-Presidente dos EUA, indicando algumas falhas na gestão da sua governação como o facto de “criar inimigos em todo o lado, o que prejudicou a economia norte-americana”. Mas salienta que houve “muita coisa positiva” e diz que nunca viu uma publicação “racista” do ex-Presidente dos EUA: “Não posso julgar por aquilo que se diz”, explica, sentenciando que a “América estava melhor há um ano do que está agora”. 

Apesar de ter dito que os EUA estavam melhor há um ano (durante a Administração Trump) do que atualmente (durante a adminstração Biden), já após a publicação deste artigo a candidata do Movimento Somos Todos a Lisboa fez questão de enviar uma nota a demarcar-se de Trump, não negando as afirmações que fez, mas a querer deixar claro que as declarações que prestou “não visam uma colagem ideológica à Administração Trump.”

Outras das críticas que chegaram a Ossanda Liber acusavam-na de ser antivacinas, com base num post no Instagram, o que, explica, não corresponde à verdade. Sobre esta ilustração — que não justificou num primeiro contacto com o Observador, mas já após a saída da notícia — a candidata explica que a partilha “nada mais revela do que uma metáfora relativamente à urgência de que o mundo pudesse ter acesso a mais vacinas mais depressa e que mais vidas pudessem ser salvas a nível global.”

Ao Observador, a candidata garante que não é “negacionista das vacinas” e que até “postou um story e pôs um post” para incentivar os seguidores a vacinarem-se.

Artigo atualizado às 18h15 de sábado com novas declarações de Ossanda Liber a demarcar-se, já após a publicação do artigo, a uma colagem ideológica à Administração Trump.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos