Uma porta automática, um dispensador de álcool gel, uma pilha de jornais, uma mesa de som, várias embalagens de garrafas de água, bandeiras cor de laranja e muitas folhas de árvores no chão. Há 12 anos que Rui Rio não entrava na “Marlene”, o autocarro que é a sede de campanha do PSD no Porto. “Esta já é uma Marlene 5G, muito mais moderna, desde 2009 que não entrava nela. Se costuma dar sorte não sei, mas sei que é uma forma muito interessante de fazer campanha porque nos permite percorrer as ruas todas da cidade, podendo parar onde quisermos para contactar com as pessoas, o que é muito bom”, explica o líder social democrata já sentado na primeira fila no andar superior do autocarro, a céu aberto.

Depois de acenar a alguns populares e trocar impressões sobre as obras a decorrer na cidade com o candidato Vladimiro Feliz, Rui Rio conta o que sabe da história do veículo que se tornou uma imagem de marca do partido na cidade. “Pelo que sei, isto começou nos anos 80 numa campanha eleitoral [de legislativas de Cavaco Silva] em que alguém conseguiu um autocarro antigo dos STCP, uma coisa muito velha, mas já com dois andares e sem cobertura. Nunca andei no original, mas vi-o a ser recuperado numa empresa de metalomecânica em Vila do Conde, onde eu trabalhava na altura. Anos mais tarde, lembrei-me de reeditar.

Depois dos clássicos, Rio subiu o autocarro de campanha para acompanhar Vladimiro Feliz nas ruas

Em 2005, Rio candidatava-se pela primeira vez à câmara municipal do Porto e fazer campanha em cima de um autocarro antigo era um dos seus desejos, que, tal como a eleição, acabou por ser cumprido. “A antiga tinha sido pintada de laranja, depois mais tarde pintei também de azul. Claro que foi outro veículo, já não me lembro onde o fui desencantar, mas era mais sofisticado, tinha os vidros mais baixos.”

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.