790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Reportagens Autárquicas

Reportagens Autárquicas

Rio ganhou uma vida extra. O que fará Rangel? 

Líder do PSD conseguiu vitórias importantes (Coimbra, Funchal e Barcelos) e uma conquista inesperada (Lisboa). Com mais câmaras no bolso, vai mantendo tabu sobre futuro. Rangel vai medir apoios.
Autárquicas 2021

CNE impede arruada e Moreira espera que BE passe

Moreira foi avisado pela CNE de que não podia fazer a arruada em Santa Catarina ao mesmo tempo do que o BE e acusou a entidade de atitude "anti-democrática". BE diz que Moreira recusou concertação.
Reportagens Autárquicas

Como funcionam as máquinas de campanha em Lisboa

O Observador teve acesso aos bastidores das campanhas à câmara municipal de Lisboa. A equipa, as estratégias, os momentos de tensão (e de descanso) e os desabafos na corrida autárquica à capital.
Reportagens Autárquicas

Rangel e Menezes atacam Rui Moreira e PS no Porto

Paulo Rangel de manhã e Luís Filipe Menezes à tarde. Vladimiro Feliz teve dois nomes de peso do PSD na reta final da campanha no Porto. Moreira, Medina e António Costa foram os alvos principais.
Autárquicas 2021

Em Ponte de Lima, dois ex-CDS desafiam o partido

Respira-se eleições em Ponte de Lima, uma câmara que o CDS detém desde o 25 de Abril. O motivo? Dois ex-militantes desafiam o candidato oficial do partido — e o concelho está dividido como nunca.
Autárquicas 2021

Moedas despede-se da campanha: "Foi uma honra"

Apesar das sondagens menos animadoras, Moedas terminou a sua campanha com a convicção de que ainda é possível enganar a história. "Votar Carlos Moedas é a única forma de conseguir a mudança", insistiu
Reportagem Observador

As diferenças nas arruadas de Medina e Moedas

Fernando Medina teve consigo uma multidão vestida de vermelho e branco. Já Carlos Moedas, duas horas depois, não encheu o mesmo local. As diferenças no "arruadómetro" dos dois candidatos a Lisboa.
Autárquicas 2021

Uberómetro. As autárquicas no trânsito do Porto

As longas horas passadas no trânsito do Porto deram para ouvir quem conduz centenas de pessoas pela cidade todos os dias. Nem todos gostam de política, mas ninguém arrisca apostas sem Moreira.
Autárquicas 2021

Autárquicas/Porto. A última chamada dos candidatos

Os candidatos à câmara do Porto foram desafiados a fazer a última chamada do dia para o jornalista do Observador que acompanha a comitiva. Afinal, o que pensam os candidatos quando o dia acaba?
Reportagem Observador

João Ferreira. "Tem de fazer o mesmo que Sampaio"

O candidato da CDU contactou com população de Carnide. Bem recebido, ouviu que "tem de fazer o mesmo que Sampaio", quando se aliou ao PCP em 1989. João Ferreira aposta tudo no último dia de campanha.
Reportagens Autárquicas

Moedas cumpriu a sua campanha. Outra começa agora

No seu último comício, Moedas juntou algumas das figuras mais influentes da direita, fez e ouviu o derradeiro apelo ao voto. Depois das autárquicas, contados os votos, a disputa eleitoral será outra.
Reportagem Observador

Bloco alerta para risco de maioria absoluta do PS

No comício do BE, Catarina Martins alertou para risco de maioria absoluta do PS, falou do PRR e afirmou que é "urgente" resolver problemas na habitação. Já Mariana Mortágua critica Fernando Medina.
Autárquicas 2021

Líder do CDS com Moreira e aponta ao Governo

Francisco Rodrigues dos Santos esteve com Rui Moreira num centro de saúde, teceu inúmeros elogios ao presidente da câmara e guardou todas as críticas para o Governo de António Costa.
Reportagens Autárquicas

A freguesia fetiche que Moreira quer roubar ao PSD

O PSD é poder em Paranhos desde 2001 e Rui Moreira quer conquistar aquela que é a maior freguesia do Porto. Alberto Machado sai da corrida e Miguel Seabra sucede-o, mas no cartaz aparecem lado a lado.
Autárquicas 2021

Lisboa. Medina à caça do voto não esquece Cristas 

Fernando Medina já só tem uma mensagem: "Para ganhar é preciso votar". Mas recusa-se a falar em maiorias absolutas, continuando a apontar à esquerda e à direita, onde não esquece o legado de Cristas.
Reportagens Autárquicas

Beatriz e João, dois candidatos opostos na rua

Ambos querem dar a ideia de uma campanha em crescendo, mas com estratégias e feitios diferentes. Beatriz Gomes Dias traz pesos pesados e apresenta-se, João Ferreira fala pelo coletivo.
Reportagem Observador

Na arruada do Bloco, a estrela também foi Mortágua

Comitiva de Beatriz Gomes Dias desceu a Praça Paiva Couceiro em direção à Praça do Chile. Catarina Martins apelou ao voto, ouviu elogios, e Mariana Mortágua foi tratada como "ministra das Finanças".
Reportagem Observador

Catarina visita Mercado de Benfica e apela ao voto

A líder do Bloco de Esquerda acompanhou Beatriz Gomes Dias em visita ao Mercado de Benfica. Catarina Martins ouviu as queixas dos comerciantes e acabou mesmo por ser o centro das atenções.
Reportagens Autárquicas

Rangel, Pinto Luz e o tiro para o pós-autárquicas

Ao lado de Pinto Luz, Paulo Rangel deu mais um sinal de que vai estar na luta pela liderança do PSD e saiu com o rótulo de "vencedor de eleições". O tabu, esse, é para manter até às autárquicas.
Reportagem Observador

Rangel e Pinto Luz juntos na campanha eleitoral

Paulo Rangel e Miguel Pinto Luz surgiram juntos em ação de campanha em Odivelas. Potencial candidato à liderança do PSD desvaloriza e diz que foco são "autárquicas, autárquicas, autárquicas".
Autárquicas 2021

PSD propõe "cura" para Sintra. Basílio tranquilo

Ricardo Baptista Leite ganhou notoriedade na pandemia e é conhecido na rua. Tem uma "terapêutica" para "curar Sintra", mas não é suficiente para tirar a Basílio Horta a convicção da maioria absoluta.
Autárquicas 2021

Mayan volta a querer ser o presidente (da junta)

Tiago Mayan Gonçalves é candidato a uma das juntas do Porto pelo movimento de Rui Moreira. Depois de uma candidatura a Presidente da República, está próximo de conquistar uma freguesia.
Reportagens Autárquicas

A corrida da direita que quer esvaziar Moedas

Moedas entrou na campanha apostado em bipolarizar e agregar os votos da direita que quer punir Medina. Chega e Iniciativa Liberal forçam caminhos próprios, mas têm estratégias muito diferentes.
Reportagens Autárquicas

Gaivotas, tofu e um vereador. À mesa com o PAN 

Num almoço-entrevista Bebiana Cunha, candidata do PAN ao Porto, deixou recados a Rui Moreira e Ilda Figueiredo e falou das suas ambições no partido onde o marido também é dirigente.
Reportagens Autárquicas

Carlos Moedas embala para acreditar na "surpresa" 

As máquinas de PSD e CDS juntaram-se a Moedas e deram-lhe uma massa humana que até ver não tinha existido. Ao colo de apoiantes e com direito a porco no espeto, o social-democrata apontou à vitória.
Reportagem Observador

Beatriz Gomes Dias. "No debate, gostei de si"

Na arruada em Campolide, Beatriz Gomes Dias contou com apoios de peso da máquina bloquista. Numa ação morna, mas com direito a banda, a candidata distribuiu sorrisos e ouviu as queixas dos moradores.
Autárquicas 2021

A coligação de João Almeida contra a maioria do PS

Antigo candidato a líder do CDS, João Almeida quer fazer da cidade onde vive "a melhor do país". Do lado oposto, o presidente Jorge Sequeira (PS) sonha com nova maioria. Reportagem nas campanhas.
Reportagens Autárquicas

Rio voltou à "Marlene" doze anos depois

Surgiu em 1987 com Cavaco Silva e Rui Rio recuperou-a em 2005 na corrida ao Porto. "Marlene" é o nome do autocarro que é sede de campanha do PSD na Invicta e o Observador foi conhecê-la por dentro.
Autárquicas 2021

Candidato do Chega usa o escudo de "independente"

António Fonseca foi oito anos presidente da junta de freguesia do Centro Histórico do Porto, mas há zonas da cidade em que ninguém o conhece. Na campanha foge dos confrontos sobre o Chega.
Autárquicas 2021

Almada. PS não quer o passado, CDU quer o futuro

A disputa em Almada aquece com Inês de Medeiros a apostar na continuidade depois da eleição surpresa. CDU foi buscar peso pesado para a reconquista. BE quer ser desempate à esquerda para afastar PSD.
Reportagens Autárquicas

Rio foi ao Porto acelerar a campanha de Vladimiro

Rui Rio foi ao Porto dar um empurrão à campanha de Vladimiro Feliz, que prometeu o regresso do Circuito da Boavista. Já o líder do PSD aproveitou a boleia para atacar Rui Moreira e António Costa.
Autárquicas 2021

A aparição de Ventura e o candidato na sombra

Ventura esteve no Porto para dar uma ajuda à campanha de António Fonseca para a câmara e por acreditar que vai conseguir um bom resultado num local que lhe deu os piores números das Presidenciais.
Reportagens Autárquicas

Vladimiro e o encontro com os pais do adversário

Num dia totalmente dedicado a arruadas, Vladimiro Feliz mostrou-se confortável no contacto com as pessoas. Fintou criticas, ouviu queixas, falou espanhol e até conheceu os pais de Barbosa Ribeiro.
PSD

Coimbra: encanto na despedida ou na continuidade?

De um lado, Manuel Machado (PS), presidente de câmara há oito anos (já o fora nos anos 90). Do outro, um médico apoiado por PSD e CDS que quer "tratar da saúde" da autarquia. A luta na cidade.
Autárquicas 2021

O "encontro de amigos" de Cotrim, Moreira e Mayan

Cotrim Figueiredo esteve na Foz, local onde o liberal Mayan se candidata à junta de freguesia, para dar força à IL e um "abraço" de elogios a Moreira. E ainda houve tempo para se distanciar do Chega.
Autárquicas 2021

O "furacão" Suzana Garcia e o PS seguro na vitória

À porta de Lisboa, a campanha na Amadora foi tomada pelo "furacão" Suzana Garcia. A incumbente Carla Tavares, do PS, com vitória na mira, responde com campanha discreta. O BE pode perder a vereadora.
Autárquicas 2021

Moreira entre a obra feita e novas promessas

Desde o primeiro dia oficial de campanha eleitoral que Rui Moreira tem várias ações diárias, a grande maioria para mostrar o que foi feito e para deixar claro que há mais trabalho em andamento.
Autárquicas 2021

Figueira. O bailarico de Santana e outras músicas

Candidato à Figueira da Foz, Santana levou Quim Barreiros ao Paião e crê na maioria. O "senhor presidente", do PS, está na rua em busca da vitória. E o PSD está em posição invulgar: contra o voto útil
Autárquicas 2021

DJ Valério e o Spotify. As músicas de Rui Moreira

Há um DJ entre a comitiva de Rui Moreira, chama-se Valério e revolucionou a forma como decorrem as arruadas do recandidato à câmara do Porto. Já há uma lista do Spotify e quem leve colunas na mão.
Autárquicas 2021

Moreira recupera carta de Rio na resposta a PSD

Rui Moreira vai buscar carta antiga de Rui Rio para argumentar contra queixa feita pelo PSD/Porto. Cartas são idênticas, curiosamente oferecem o mesmo brinde, mas Rio já estava no fim dos mandatos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora