(Em atualização)

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo após uma semana em que foram registados milhares de sismos, destruiu 185 casas, das quais 63 vivendas. A avaliação dos danos materiais foi feita esta tarde pelo Comité organizador do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (PEVOLCA). Até agora, 5.700 pessoas foram deslocadas, 200 delas referentes à população de Tacande — 132 pessoas estão em abrigos e nos primeiros dias cerca de 400 turistas que se encontravam em zonas de risco foram transferidos para Tenerife, escreve o El Mundo.

Mas o número de habitações afetadas poderá aumentar à medida que for conhecida a situação em Todoque, em Los Llanos de Aridane, vila também ela afetada pela lava — os 1.200 habitantes foram retirados da localidade e já puderem regressar para recolher os pertences acompanhados pelo pessoal de emergência (a lava abre lentamente caminho até ao mar, percorrendo 120 metros por hora).

As estimativas anteriores, que diziam respeito à destruição de 183, foram fornecidas pela porta-voz do governo espanhol, Isabel Rodríguez, numa conferência de imprensa realizada ao início da tarde após o Conselho de Ministros. Rodríguez confirmou o surgimento de uma nova boca eruptiva durante a noite que obrigou a evacuar mais habitações. A ministra disse não saber prever durante quanto tempo a situação se arrastará, garantindo que o compromisso do governo é “máximo”.

A lava continua, esta terça-feira à tarde, a escorrer em direção ao mar. Segundo previsões preliminares, os fluxos deviam ter chegado ao litoral durante a noite de segunda-feira, mas o trajeto tem sido um pouco imprevisível. José Antonio Conde, capitão em Santa Cruz de Tenerife, disse à TVE que não existe previsão “exata”. “Estamos a trabalhar de forma preventiva”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mariano H. Zapata, presidente do cabildo de La Palma, adiantou à Cadena SER que foi estabelecido um perímetro de segurança junto ao mar para manter os curiosos afastados. O presidente do cabildo apelou a que os limites sejam respeitados.

Cinco respostas sobre os riscos do vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias

Nova boca eruptiva obriga à retirada de mais 704 pessoas. Governo central e regional pedem prudência

Durante a tarde, os governos de Espanha, das Canárias e de La Palma emitiram um alerta pedindo prudência à população e que esta se afaste da zona do vulcão e do fluxo de lava, pois a situação permanece “perigosa”, como mostra a abertura de uma nova boca eruptiva na noite de segunda-feira.

“Pedimo-lo para sua segurança e para que os meios de emergência possam fazer o seu trabalho”, foi assinalado na mensagem, citada pela Efe.

De acordo como Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca), a nova boca surgiu durante a noite desta segunda-feira, após um novo sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter registado às 21h32. A abertura ocorreu a cerca de 900 metros da principal, tendo sido solicitada a retirada da população de Tacande, na zona de El Paso, onde vivem 704 pessoas, de acordo com a agência de notícias Efe.

A evacuação de Tacande, realizada entre a noite de segunda e esta terça de manhã, eleva para seis mil o total de pessoas retiradas de suas casas devido à erupção do vulcão. La Palma tem cerca de 80 mil habitantes, refere a Reuters.

Estragos provocados por vulcão avaliados em 400 milhões de euros. UE disponível para ajudar

Álgel Víctor Torres Pérez, presidente das Canárias, avaliou os estragos provocados pelo vulcão em 400 milhões de euros. Segundo Pérez, La Palma terá acesso aos fundos de solidariedade da União Europeia, que serão usados para reconstruir casas e infraestruturas públicas. O presidente esteve reunida esta terça-feira com a portuguesa Elisa Ferreira, comissária europeia da Coesão e Reformas.

Também o comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevicius, reiterou que Bruxelas está mais do que disponível para avançar com “todos fundos disponíveis” para lidar com os problemas relacionados com a agricultura, pesca e meio ambiente, desde que estes sejam solicitados pelo governo espanhol.

Erupção é “pior” do que a aconteceu há 50 anos. “Conheço muita gente que ficou sem nada”, diz habitante

Noela Florenzo, que vive em La Palma, falou com a Rádio Observador sobre a situação que se vive na ilha das Canárias. Numa zona onde todos se conhecem, Florenzo disse saber de várias pessoas que “ficaram sem nada”. “É muito duro, muito triste”, lamentou.

Questionada sobre a última grande erupção do Cumbre Vieja, a habitante da ilha de La Palma considerou que esta é “muito pior, porque a de há 50 anos não apanhou tantas casas. Penso que foi mais perto da costa”, afirmou.

Vulcão em La Palma. “Pior que há 50 anos, muito duro, muito triste, conheço muita gente que ficou sem nada”

Reis de Espanha visitam área destruída pelo Cumbre Vieja

Os reis de Espanha estiveram esta terça-feira na ilha de La Palma, onde tiveram oportunidade de ver a zona destruída pelo vulcão e ficar a conhecer o dispositivo de segurança montado, confirmaram à Efe fontes da Casa Real. Segundo a agência de notícias espanhola, Filipe e Letizia estiveram reunidos com as autoridades do Governo das Canárias, com o cabildo de La Palma e com outros responsáveis que estão a acompanhar os trabalhos no terreno.

Até ao momento, não foi emitido nenhum comunicado oficial sobre a visita.

Quatro pequenos sismos registados durante a noite. Tráfego aéreo sem interrupções

Foram registados durante a noite desta segunda-feira quatro pequenos sismos na ilha. Segundo a informação divulgada esta terça-feira pelo Instituo Geográfico Nacional (IGN) espanhol, pelo menos dois foram sentidos pela população.

O primeiro, com magnitude de 3,8 na escala de Richter, ocorreu pelas 21h32 e foi sentido em pelo menos dez localidades de La Palma. O segundo aconteceu pouco depois da meia-noite e foi ligeiramente mais fraco (magnitude 3). Segundo o IGN, o epicentro foi em El Paso, a dois quilómetros de profundidade.

Um terceiro abalo ocorreu já durante a madrugada, pelas 6h. A magnitude foi também de 3, tendo sido sentido em Los Llanos de Aridane e El Paso. O epicentro foi a um quilómetro de profundidade. O quarto, o mais fraco, teve magnitude de 2,2.

As colunas de fumo de várias centenas de metros de altura e as oito mil a 10.500 toneladas de dióxido de enxofre que são expelidas pelo Cumbre Vieja diariamente levaram à emissão de uma recomendação na segunda-feira para que fossem suspensos todos os voos de e para La Palma. Contudo, o gestor da navegação aérea em Espanha (AENA) informou esta terça-feira que a erupção não está a afetar o tráfego aéreo.

Segundo a AENA, todos os voos programados para segunda-feira no aeroporto de La Palma foram realizados. Para esta terça-feira, estão agendados outros 48.

Não existem “para já” previsões de que erupção afete Portugal

A secretária de Estado da Administração Interna portuguesa afirmou esta terça-feira que “para já” não existem previsões de que a nuvem de fumo resultante da erupção doCumbre Vieja  afete Portugal.

“Poderá haver problemas relativamente à nuvem de fumo que é provocada pela erupção, mas para já o vento está tendencialmente de Norte para Sul, o que faz com que não haja previsão de haver afetação quer do arquipélago da Madeira, quer para o Continente”, disse Patrícia Gaspar.

Governo diz que “para já” Portugal não será afetado pelo vulcão em erupção nas Canárias