A União Europeia (UE) e Portugal continuam “focados” nas operações de retirada de cidadãos europeus do Afeganistão e no apoio humanitário à população local, disse, esta terça-feira, à Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

Augusto Santos Silva disse à agência Lusa que a reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, realizada na noite de segunda-feira em Nova Iorque, serviu para um “ponto da situação” sobre a evacuação em curso no Afeganistão e a ajuda humanitária internacional necessária.

Continuamos focados na operação de evacuação dos cidadãos nacionais europeus que ainda se encontram no Afeganistão e no apoio aos cidadãos afegãos que estão em especial situação de vulnerabilidade e precisam de proteção humanitária internacional”, declarou o ministro.

No encontro informal não foi detalhado o número de cidadãos naturais da Europa que estão no Afeganistão e que precisam de ser retirados, mas segundo o ministro português, “nas últimas avaliações que se fizeram, havia para cima de 1.500 cidadãos nacionais europeus (…) e também para cima de 1.500 cidadãos afegãos que haviam trabalhado com as forças internacionais e as instituições europeias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Talibãs nomeiam resto do Governo, sem nenhuma mulher como ministra

Santos Silva disse que “pode ter havido alguns desenvolvimentos desde essa avaliação, mas nenhuma destas duas operações pode ser dada como completa”.

O chefe da diplomacia portuguesa acrescentou que Portugal tem estado a contribuir de forma consistente no “esforço europeu para a proteção humanitária” e sublinhou que já não se encontram portugueses no Afeganistão, depois de terem sido repatriados 20 cidadãos.

“No domingo passado chegaram mais 80 afegãos em particular mulheres e suas famílias ao abrigo dessa estratégia portuguesa de apoio a cidadãos afegãos”, acrescentou Santos Silva nas declarações à Lusa.

UE mantém “presença mínima” em Cabul mas não reconhece governo talibã

O Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, declarou, em conferência de imprensa em Nova Iorque, após a reunião informal, que a comunidade europeia atribui uma grande importância ao envolvimento e cooperação com parceiros regionais e vizinhos do Afeganistão, através de plataformas regionais e internacionais.

Os motivos de preocupação da UE quanto ao Afeganistão prendem-se com ameaças terroristas, tráfico de drogas e outras atividades criminosas que terão “consequências muito sérias” para a região, segundo Josep Borrell.