O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Setúbal, Pedro Conceição, apelou esta sexta-feira ao voto no domingo, independentemente da escolha da força política, frisando a importância de participar nas autárquicas.

“A campanha está quase a terminar. É um último esforço de dar visibilidade e passar a mensagem de mudança para Setúbal. Estamos em fim de ciclo e é agora a oportunidade de modernizar e alterar o rumo para melhor”, disse Pedro Conceição, dirigindo-se aos setubalenses na sua página de Facebook.

Segundo o candidato, a tarde desta sexta-feira foi passada na rua “a passar palavra”, e pedindo a todos os que “acreditam em Setúbal” que votem “e apelem a todos os que conhecem para que votem, independentemente” da escolha política.

“Para não termos maiorias que na realidade representam menos de 20% da opinião e convicção dos setubalenses. Não há desculpas… votem e façam com que os outros também votem”, apelou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a página oficial do candidato no Facebook, no último dia de campanha Pedro Conceição, com quem a Lusa não conseguiu falar, esteve em contactos com as populações em Azeitão, passou pelo Hospital de São Bernardo e pelo UFCI – União Futebol Comércio e Indústria, que, a par do Vitória de Setúbal, é um clube de referência para o concelho.

Durante a campanha, o cabeça de lista defendeu “uma estratégia de redução fiscal urgente, seja ao nível do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] como ao nível de todas as taxas autárquicas, nomeadamente as que estão apensas à fatura da água”.

Segundo o candidato, a proposta fiscal passa por fazer “uma aposta no setor do turismo, porque é o único que permite receita fiscal direta de cidadãos não residentes, através das taxas de turismo aplicadas às dormidas”.

A candidatura quer também a saída da Área Metropolitana de Lisboa (AML), a transferência da NUT de Lisboa para a NUT do Alentejo (NUT é acrónimo de Nomenclatura das Unidades Territoriais da União Europeia para fins estatísticos) e a saída da Turismo de Lisboa com a reativação da Região de Turismo Costa Azul.

Pedro Conceição defende uma “organização administrativa com base na lógica distrital, onde Setúbal como capital terá que se assumir como tal e liderar todos os concelhos para a modernidade e prosperidade”.

O candidato defende a deslocalização do aeroporto de Lisboa para Alcochete, a elevação do hospital de São Bernardo para a classificação que lhe permita assumir estatuto distrital, com o investimento correspondente, e a construção da autoestrada Setúbal-Sines (Autoestrada do Atlântico Sul).

Além de Pedro Conceição, concorrem ainda em Setúbal Fidélio Guerreiro (Nós, Cidadãos!/PPM), André Martins (CDU),Fernando José (PS), Fernando Negrão (PSD), Fernando Pinho (BE), Paula Esteves da Costa (PAN), Carlos Cardoso (IL), Luís Maurício (Chega) e Carina Deus (RIR/PDR).

A CDU, coligação que junta PCP e PEV, governa a Câmara de Setúbal com maioria absoluta, com um total de sete eleitos.

O PS é atualmente a segunda força política do concelho, com três vereadores, e o PSD tem um.