A rainha Isabel II passou a noite desta quarta-feira no hospital privado Rei Eduardo VII, em Londres, após ter cancelado uma viagem à Irlanda do Norte por precaução, aconselhada pela sua equipa médica. Entretanto, teve alta e já regressou ao Castelo de Windsor, estando “de bom humor” e já a realizar algumas tarefas ligeiras.

Um porta-voz do Palácio de Buckingham comunicou à imprensa britânica que “depois de algumas recomendações médicas para descansar por alguns dias, a rainha deslocou-se ao hospital na quarta-feira à tarde para realizar algumas análises preliminares [ao seu estado de saúde], regressando ao Castelo de Windsor durante a hora do almoço desta quinta-feira”.

Viagem de Isabel II à Irlanda do Norte cancelada. Médicos aconselharam a rainha a descansar

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A equipa da monarca de 95 anos negou ainda que a hospitalização tenha a ver com a Covid-19. Além disso, acrescentou que não comunicou mais cedo não só porque seria apenas uma estadia curta de uma noite, como também argumentou que a rainha tem direito à sua privacidade.

A rainha Isabel II tinha planeado uma viagem de dois dias à Irlanda do Norte. O comunicado, publicado esta quarta-feira e que informava sobre o cancelamento, indicava que “Sua Majestade está bem disposta e desapontada por já não poder visitar a Irlanda do Norte, onde estava previsto realizar uma série de compromissos”.

Um dia antes, Isabell II foi anfitriã de uma receção no Castelo de Windsor para líderes internacionais de investimento, para marcar a cimeira Global Investment. A rainha esteve acompanhada por outros membros da família real, como o príncipe Carlos, o príncipe William e o duque e a duquesa de Gloucester, assim como pelo primeiro-ministro Boris Johnson. Bill Gates foi um dos convidados desta cerimónia.

Rainha Isabel II aparece em público com bengala, o que não acontecia há quase 20 anos

Após a morte do marido em abril, a rainha retomou a sua agenda, tendo marcado presença em vários compromissos. Em algumas destas ocasiões foi possível ver a monarca a usar bengala, algo que já não acontecia em quase 20 anos. Segundo a imprensa britânica, a rainha terá usado a bengala por uma questão “de conforto” e “não por uma questão médica específica”.

Rainha Isabel II é a convidada especial (e inesperada) da cimeira do clima em Glasgow

O próximo evento que Isabel II tem agendado é a Cimeira do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Glasgow, na Escócia, que começa a 31 de outubro e durará 12 dias.