Enquanto os maiores de 65 anos estão a ser vacinados simultaneamente contra a gripe e a Covid-19, a partir de 15 de novembro os menores de 65 anos com comorbilidades vão poder receber a vacina gratuitamente nas farmácias, noticia o jornal Público.

O SNS vai disponibilizar 200 mil vacinas às farmácias, tal como em 2020, contudo este ano destinam-se a menores de 65 anos que tenham comorbilidades e receita médica.  Podem, assim, dirigir-se às farmácias para receber a administração destas vacinas todos os utentes que estiverem abrangidos pela norma da Direção-Geral da Saúde para serem vacinados contra a gripe, sem custo pela vacina ou pela toma.

Quem quiser pode tomar já a vacina, não tenha nenhuma doença, e tenha menos de 65 anos terá de apresentar receita médica e terá também de assumir o custo de 14,10 euros sem comparticipação e de 8,88 euros com comparticipação, mais o valor da administração da mesma. Em comparação com 2020, este ano haverá mais vacinas, se somarmos os 2,2 milhões de vacinas adquiridas pelo SNS e as mais de 700 mil das farmácias.

Segundo um balanço feito pela DGS no passado domingo, 24 de outubro, foram administradas 279.000 vacinas contra a gripe e 123.000 terceiras doses de reforço contra a Covid-19. Está previsto que terça-feira, 26 de outubro, fique disponível o auto-agendamento para ambas as vacinas para os maiores de 80 anos, no Portal covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR