Cerca de 30 mil imigrantes com processos pendentes desde 2017 para obtenção de uma autorização de residência em Portugal foram notificados pelo SEF nos últimos três meses, indicou esta quarta-feira o serviço de segurança.

“Com base nos princípios da igualdade, oportunidade e disponibilidade, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras notificou para agendamento, em apenas três meses, cerca de 30 mil cidadãos estrangeiros detentores de manifestação de interesse desde 2017”, refere o SEF, em comunicado.

Este serviço de segurança explica que tem vindo a desenvolver este trabalho por ordem cronológica, tendo em conta a data da aceitação da manifestação de interesse e “acautelando os mecanismos de verificação de segurança”.

A manifestação de interesse, pedido formalizado junto do SEF para obter uma autorização de residência, é feita através da plataforma eletrónica Sistema Automático de Pré-Agendamento (SAPA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o SEF, os processos concluídos entre agosto e outubro são relativos aos imigrantes que fizeram as manifestações de interesse em 2017, 2018 e 2019.

O SEF indica também que os agendamentos de manifestações de interesse para autorizações de residência relativos a 2017 totalizaram 648, os de 2018 1.654 e os de 2019 19.500, tendo sido agendados para deslocação a um balcão do SEF todos os cidadãos que declararam continuar interessados.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras avança que, com o fim dos processos entre 2017 e 2019, foi iniciado na semana passada a notificação dos cidadãos estrangeiros com manifestação de interesse relativa ao mês de janeiro de 2020, representando um total de 7.300 cidadãos notificados para agendamento.

O SEF refere ainda que “seguir-se-á a notificação referente aos restantes meses de 2020”.