Em vez de marcar presença num debate no parlamento, Boris Johnson visitou um hospital e está a motivar polémica por ter sido visto a percorrer os corredores sem máscara.
O primeiro-ministro viajou para Hexham, no nordeste da Inglaterra, para visitar um centro de diagnóstico do NHS [Sistema Nacional de Saúde britânico], o que o impediu de ir ao debate de emergência sobre a tentativa de mudar regras na suspensão do deputado Owen Paterson.
O secretário de saúde, Jonathan Ashworth, condenou veemente a atitude de Johnson na sua conta de Twitter, criticando-o por ser “demasiado cobarde para comparecer no parlamento para defender as desprezíveis peripécias do governo corrupto dos últimos dias”.
So not only is Boris Johnson too cowardly to turn up to Parliament to defend the sleazy corrupt government shenanigans of recent days.
He’s now irresponsibly parading round a hospital without a mask.
Patients and NHS staff deserve better than this. pic.twitter.com/wrrtcmrlZm
— Jonathan Ashworth (@JonAshworth) November 8, 2021
Durante a visita ao hospital Hexham, em Northumberland, o primeiro-ministro é ainda visto a cumprimentar profissionais de saúde com o cotovelo, também sem proteção facial. Noutros pontos da visita, em salas com doentes, aparece com máscara.
O gabinete do primeiro-ministro salvaguardou, no entanto, que Johnson seguiu as diretrizes estabelecidas pelo NHS trust [Sistema Nacional de Saúde de Inglaterra e País de Gales].
Esta situação acontece também numa altura em que a Covid-19 se dissemina pelo parlamento britânico, tendo-se registado 114 casos entre 4 de outubro e 5 de novembro. Um documento enviado aos funcionários de Westminster, citado pelo The Guardian, avisou que o risco de transmissão de Covid-19 “aumentou”. Apesar disso, muitos deputados conservadores continuam sem usar máscara, inclusive o líder da Câmara dos Comuns, Jacob Rees-Mogg, no debate de segunda-feira.
Não é a primeira vez que Boris Johnson está envolvido em polémicas relativas à não utilização de proteção individual. Na COP26, foi fotografado ao lado de David Attenborough, locutor de rádio com 95 anos, sem máscara.