A sub-linhagem da variante Delta AY.4.2 aumentou a frequência nas últimas semanas de outubro, segundo os dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa). No total, já foram detetados 28 casos entre as sequências genéticas analisadas, representando várias introduções independentes da sub-linhagem no país.

“Após várias semanas com frequências relativas menores ou iguais a 0,5% (isto é, três ou menos casos por semana), verificou-se um aumento da circulação desta sub-linhagem nas semanas 42 (18-24 de outubro) e 43 (25-31 de outubro), onde representou 1,8% e 3,2% (valor provisório) das amostras analisadas a nível nacional”, lê-se no relatório. “É de notar que os casos detetados nesse período foram detetados exclusivamente no Algarve (16 casos) e Arquipélago da Madeira (três casos).”

O que se sabe sobre a AY.4.2, a nova variante que nasceu da Delta?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta sub-linhagem, com duas mutações adicionais na proteína spike (Y145H e A222V), “tem suscitado particular interesse na comunidade científica internacional devido à sua crescente frequência no Reino Unido”.

Sub-linhagem AY.42 apresentou uma tendência crescente na frequência relativa a nível nacional

Portugal detetou 22 das 40 sub-linhagens da variante Delta nas últimas quatro semanas analisadas (o mês de outubro), reportou o Insa.

A sub-linhagem AY.42 apresentou uma tendência crescente na frequência relativa a nível nacional. “Esta sub-linhagem apresentou um aumento marcado de frequência relativa entre as semanas 40 (1,5%) e 42 (7,4%) a nível nacional, o qual está provavelmente associado à ocorrência de surtos locais em várias regiões, particularmente na região Centro”, lê-se no relatório.

A linhagem AY.26 teve um aumento marcado na frequência relativa nas duas primeiras semanas de outubro, mas manteve a frequência na terceira semana de outubro. “As evidências genéticas e o perfil de dispersão geo-temporal sugerem que este aumento poderá ter tido origem num evento de “superspreading” [superdispersão].”

A sub-linhagem AY.46.6 está presente, sobretudo, na região do Alentejo, onde representa cerca de 11% das amostras analisadas na região na semana de 18 a 24 de outubro.

Nove casos da nova variante do Reino Unido identificados em Portugal desde agosto

O Insa já analisou 20.424 sequências do genoma do vírus SARS-CoV-2, das quais 10.943 pertencem à variante Delta. Atualmente, são analisadas as sub-linhagens da Delta (40, neste momento), com o objetivo de facilitar a monitorização e deteção precoce de novas variantes de preocupação.

De 11 a 31 de outubro de 2021, a quase totalidade das amostras de coronavírus analisadas em Portugal correspondiam à variante Delta (B.1.617.2). Os dados ainda não estão fechados, mas o único caso de uma variante diferente foi detetado na região Norte, referente à variante Mu (B.1621), com grande expansão na Colômbia.