O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, endereçou esta quinta-feira “as mais sinceras condolências” ao seu homólogo da Macedónia do Norte, Talat Xhaferi, pelo trágico acidente, ocorrido em Bosnek (Bulgária), que provocou 46 mortos.

“Foi com profundo choque e consternação que tomei conhecimento das trágicas consequências do acidente rodoviário ocorrido no dia 23 de novembro, nas proximidades da cidade de Bosnek, na Bulgária, que causou um expressivo número de vítimas mortais de nacionalidade macedónia, incluindo mais de uma dezena de crianças”, adianta Eduardo Ferro Rodrigues, numa carta enviada ao presidente da Assembleia da República macedónio na tarde desta quinta-feira.

Bulgária. Incêndio com autocarro de turistas faz pelo menos 46 mortos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mensagem de pesar, o presidente da Assembleia da República dirige a Talat Xhaferi e, “de modo muito particular, às famílias enlutadas, as mais sinceras condolências”, exprimindo “profunda solidariedade”.

O acidente com um autocarro que matou 46 pessoas na madrugada de terça-feira, na Bulgária, foi o mais mortal na Europa nos últimos dez anos.

As vítimas, entre as quais 12 menores, morreram carbonizadas depois de o autocarro se ter incendiado numa autoestrada perto da cidade de Bosnek, cerca de 40 quilómetros a sul de Sófia (capital da Bulgária), segundo as autoridades búlgaras, que inicialmente deram conta de pelo menos 45 mortos.

O autocarro, com matrícula da Macedónia do Norte, regressava de uma viagem turística a Istambul, Turquia.

“Morreram 45 ou 46 pessoas” no acidente, que ocorreu na autoestrada perto da aldeia de Bosnek, 40 quilómetros a sul de Sófia, disse o comissário Nikolay Nikolov, chefe do serviço de controlo de catástrofes, na televisão estatal BNT, inicialmente.

“Sete passageiros foram resgatados” e transportados para um hospital na capital, acrescentou.

A causa do acidente não foi ainda determinada.

De acordo com o canal bTV, 12 crianças seguiam no autocarro, que vinha de Istambul em direção a Skopje.

“Isto é uma tragédia. Não sabemos se todas as vítimas são da Macedónia do Norte, mas assumimos que sim porque o autocarro está registado no país”, disse o primeiro-ministro da Macedónia do Norte, Zoran Zaev, numa entrevista à Nova TV.