A Stellantis iniciou um upgrade gradual dos seus veículos eléctricos, incrementando o número de quilómetros que conseguem percorrer entre visitas ao posto de carga. Tudo isto sem ter de aumentar a capacidade da bateria, o que elevaria o peso e os custos.

Depois de a DS anunciar melhorias no 3 Crossback E-Tense, que viu a sua autonomia aumentar de 320 para 340 km, a Peugeot recorre à mesma “receita” para reforçar os atributos dos seus modelos 100% a bateria, o utilitário e-208 e o pequeno SUV e-2008.

A versão eléctrica do Peugeot 208 mantém o motor que fornece até 136 cv, disponíveis no modo de condução Sport, que depois é modulado para 109 cv no modo Normal e para 82 cv no Eco. A bateria, composta por 18 módulos com 12 células cada, continua a oferecer uma capacidade total de 50 kWh, e útil de 46 kWh, o que sempre lhe garantiu uma autonomia de 340 km.

Com a Peugeot a instalar uma nova bomba de calor, que recorre a um sensor de humidade instalado no topo do pára-brisas, para se tornar mais eficiente, uma diferente desmultiplicação do motor eléctrico e uns pneus com menor resistência ao rolamento, mas ainda montados em jantes de 16”, o e-208 passou a conseguir percorrer mais 22 km com a mesma energia, segundo o método europeu de medição WLTP, o que eleva a sua autonomia de 340 para 362 km.

O SUV e-2008 recorre às mesmas melhorias técnicas do e-208, mas é um veículo maior (mais 25 cm no comprimento), mais largo (mais 3 cm), mais alto (mais 10 cm) e mais pesado (mais 107 kg). Tudo fruto do seu estatuto de pequeno SUV, que compensa com mais espaço no habitáculo e na mala.

Até aqui, o e-2008 aproveitava os 46 kWh úteis da sua bateria para percorrer 320 km, mas com a nova bomba de calor, desmultiplicação do motor eléctrico e pneus com menor resistência, ainda que instalados em jantes de 17” – o que só por si eleva o consumo e diminui a distância a percorrer –, vai passar a poder usufruir de uma autonomia de 345 km, ou seja, mais 25 km. Tendo em conta o interesse que os utilizadores dos veículos eléctricos colocam na autonomia, este aumento sem incremento de preço vai certamente agradar à esmagadora maioria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR