Masayuki Uemura, o lead arquitect (principal responsável) pelas consolas de videojogos Nintendo Entertainment System (NES) e SNES (Super Nintendo Entertainment System, morreu na segunda-feira, anunciou esta quinta-feira o Centro de Desenvolvimento de Jogos da Universidade Ritsumeikan, no Japão, onde era professor. Uemura tinha 78 anos e esteve também por detrás de jogos como “Ice Climbers”, “Clu Clu Land”, “Soccer”, “Baseball” e “Golf”.

Uemura trabalhou na Nintendo entre 1971 e 2004. Numa entrevista publicada em 2020 no Kotaku, um site especializado em notícias de videojogos, conta que começou o projeto da primeira consola Nintendo, apelidada de Famicon no Japão, em 1981. “O presidente Yamauchi [presidente da empresa na altura] disse-me para fazer um sistema de videojogos no qual se  pudessem jogar jogos que estão em cartuchos”, contou ao blog.

Masayuki Uemura numa entrevista em 2019 ao ANA Global Channel

No dia a seguinte, juntamente com a sua equipa, começou a desenvolver o projeto da consola que foi uma das pioneiras numa indústria que, atualmente, vale milhares de milhões de euros — esta quinta-feira, a empresa nipónica divulgou que a Nintendo Switch, o dispositivo mais recente que lançou, bateu recordes de vendas na Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após os seus lançamentos, tanto a NES, que foi lançada em 1983, como a SNES, que saiu para o mercado em 1990, tornaram-se fenómenos globais, tendo influenciado inúmeros criadores de videojogos hoje em dia. No Twitter, fans e alguns dos mais ícones mais influentes da indústria, como Masahiro Sakurai, criador dos jogos do “Kirby” e da série “Super Smash Bros.”, lamentaram a morte de Uemura.