Os socialistas já começaram a fechar a lista de candidatos a deputados ao Porto. Alexandre Quintanilha deverá encabeçar a lista, indicado pela quota nacional. Já o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, será o primeiro escolhido pela federação do Porto.

Na lista aprovada esta sexta-feira à noite a nível local — os nomes da quota nacional serão votados em Comissão Política Nacional, na segunda-feira — seguem-se os nomes dos atuais deputados Isabel Oneto e João Paulo Correia, seguidos do secretário de Estado João Torres. Em quinto lugar estará o presidente da concelhia, Tiago Barbosa Ribeiro, que foi candidato à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas.

Nesta lista faltam ainda os nomes indicados pela direção nacional. Foi por essa via que foram escolhidos, em 2019, os nomes de Rosário Gamboa, de Ana Paula Vitorino (ex-ministra do Mar) e o secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, que este ano encabeçará a lista de Braga, assim como a ex-ministra Constança Urbano de Sousa — que já tinha comunicado que abandonaria o Parlamento — e os atuais deputados Pedro Bacelar Vasconcelos e José Magalhães.

Uma novidade do elenco é o nome de Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, que chegou a ser convidado este ano para se candidatar à Câmara Municipal do Porto, uma escolha que agradaria a António Costa, antes de anunciar publicamente que recusaria o convite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR