Os Estados Unidos registaram esta segunda-feira um novo máximo de casos diários: mais de um milhão de pessoas testaram positivo à Covid-19 num só dia, um novo máximo mundial para um país que é revelador da maior transmissibilidade da variante Ómicron. Só no estado da Flórida as infeções aumentaram 948% em duas semanas.

A notícia é avançada pela Bloomberg, que cita dados da Universidade Johns Hopkins que apontam para 1,06 milhões de casos positivos na segunda-feira.

Este valor é quase o dobro do último máximo de casos registados no país: 590 mil, há apenas quatro dias. Este valor já era o dobro do máximo anterior, registado uma semana antes.

The Guardian aponta que este valor pode ser também resultado de uma demora na atualização dos números provocada pelas festas das últimas semanas. Porém, o jornal alerta que o valor pode ser inferior ao real, uma vez que muitos norte-americanos estão apenas a realizar auto-testes em casa, cujos resultados não são notificados às autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Casos na Flórida disparam

Um dos estados onde o número de infeções mais cresceu é o estado da Flórida, onde nas últimas duas semanas se registou um aumento de 948% no número de novos casos — um número substancialmente maior do que os 100% registados a nível nacional.

Na segunda-feira, a Flórida teve 85.707 novas infeções, um novo máximo face aos mais de 56 mil casos que tinham sido registados a 16 de agosto.

No estado continuam a verificar-se longas filas para os centros de testagem, com a situação a ser já discutida a nível político: o senador estadual Shevrin Jones acusou o governador, Ron DeSantis, de estar “desaparecido em combate”.