Os Estados Unidos registaram esta segunda-feira um novo máximo de casos diários: mais de um milhão de pessoas testaram positivo à Covid-19 num só dia, um novo máximo mundial para um país que é revelador da maior transmissibilidade da variante Ómicron. Só no estado da Flórida as infeções aumentaram 948% em duas semanas.
A notícia é avançada pela Bloomberg, que cita dados da Universidade Johns Hopkins que apontam para 1,06 milhões de casos positivos na segunda-feira.
Este valor é quase o dobro do último máximo de casos registados no país: 590 mil, há apenas quatro dias. Este valor já era o dobro do máximo anterior, registado uma semana antes.
O The Guardian aponta que este valor pode ser também resultado de uma demora na atualização dos números provocada pelas festas das últimas semanas. Porém, o jornal alerta que o valor pode ser inferior ao real, uma vez que muitos norte-americanos estão apenas a realizar auto-testes em casa, cujos resultados não são notificados às autoridades.
Casos na Flórida disparam
Um dos estados onde o número de infeções mais cresceu é o estado da Flórida, onde nas últimas duas semanas se registou um aumento de 948% no número de novos casos — um número substancialmente maior do que os 100% registados a nível nacional.
Na segunda-feira, a Flórida teve 85.707 novas infeções, um novo máximo face aos mais de 56 mil casos que tinham sido registados a 16 de agosto.
No estado continuam a verificar-se longas filas para os centros de testagem, com a situação a ser já discutida a nível político: o senador estadual Shevrin Jones acusou o governador, Ron DeSantis, de estar “desaparecido em combate”.