Os hospitais portugueses estão com dificuldades em completar escalas por causa do elevado número de pessoal infetado com Covid-19. O alerta é deixado esta quarta-feira pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, que garante no entanto que, até agora, nenhum serviço teve de encerrar.

Em declarações ao Observador, Xavier Barreto, membro da associação, explica que há casos de Covid-19 “em todos os grupos profissionais”.

O cenário era expectável, tendo em conta o número de infeções na comunidade. Para já, ainda não tivemos que parar nenhuma atividade programa. Veremos como a situação evolui nas próximas semanas. Mas a verdade é que temos neste momento um número crescente de profissionais infetados, o que torna difícil completar as escalas”, explica o responsável.

A solução, até agora, tem passado por horas extras dos profissionais. “Nos últimos dias e semanas tem sido essa a solução. Não é o cenário desejável. Mas, no imediato, é a única solução: completar as escalas com horas extra de colegas que continuam a trabalhar”, explica Xavier Barreto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hospitais suspendem visitas a doentes internados devido ao aumento de casos de Covid-19

O membro da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lembra que hospitais de outros países estão a passar pela mesma situação e explica que há unidades a serem reforçadas com médicos militares. Ainda assim, Xavier Barreto recusa comentar se essa poderia ser uma solução para os hospitais portugueses.

O especialista destaca ainda que a procura das urgências também continua elevada: “É aí que temos de atuar, encontrando outras respostas para estes doentes — seja ao nível dos cuidados primários, seja através da linha SNS24″.

Xavier Barreto explica que, neste momento, esta gestão é mais importante do que os internamentos.

Há um aumento progressivo dos doentes internados, mas isso não é o mais urgente. O mais urgente é lidar com esta procura dos serviços de urgência e lidar com a escassez de recursos humanos por causa dos profissionais infetados”, alerta Xavier Barreto.

Ouça aqui as declarações do membro da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares:

Covid-19. Hospitais com dificuldade em completar escalas por terem pessoal infetado