Pelo menos 17 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas num acidente onde um camião com explosivos chocou contra um motociclo no Gana, provocando a destruição de centenas de edifícios. O acidente ocorreu em Apiate, a cerca de 300 quilómetros da capital do país, Accra.

Segundo um comunicado da polícia, citado pela AFP, “uma investigação preliminar concluiu que um veículo com explosivos mineiros colidiu com um motociclo, tendo resultado numa explosão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A maioria das vítimas já foram resgatadas e levadas para vários hospitais da região”, informava ainda o comunicado.

Ao canal do Ghana TV3 News, fonte das equipas de socorro confirmou a morte de pelo menos 17 pessoas. Ao mesmo órgão de comunicação do Gana, Prosper Baah, responsável do Serviço Nacional de Ambulâncias confirmou terem sido destacadas 9 ambulâncias para a região, que transportaram pelo menos 57 vítimas para os hospitais da zona. “Não posso confirmar o número de cadáveres no local, mas sei que há muitos corpos na área”, afirmou o responsável.

Seji Saji Amendou, vice-diretor da Organização Nacional de Catástrofes do país, fala, segundo o canal árabe Al Jazeera, em 500 edifícios destruídos pela explosão.

À AFP, um médico que trabalha no hospital de Apiate, Joseph Dark, explicou que cinco das vítimas tinham sido levadas para aquele hospital, “incluindo uma criança de cinco anos que se encontra em estado crítico“.

O presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, já reagiu ao desastre na rede social Twitter, onde afirmou tratar-se de “um incidente verdadeiramente triste e trágico”.

As autoridades pediram às vilas da região para disponibilizarem as suas escolas e igrejas para acomodar mais vítimas da explosão.