Um cientista russo colaborador de uma universidade alemã, detido no ano passado por suspeita de espionagem, terá partilhado informação sobre o programa foguetão europeu Ariane, segundo os procuradores alemães.

Ilnur N, como é conhecido, trabalhava numa universidade bávara quando foi, alegadamente, contactado pelos serviços de inteligência russos, ainda em 2019. O homem “forneceu informação sobre os projetos de investigação na área da tecnologia aeroespacial, em particular, dos vários desenvolvimentos do propulsor Ariane”, afirmaram os procuradores.

O acusado teve “reuniões regulares” desde novembro de 2019 até muito recentemente com oficiais dos serviços de inteligência russos em território alemão e terá recebido 2.500 euros em troca das informações sobre o projeto.

Ilnur N foi detido em junho do ano passado por suspeitas de espionagem, enquanto trabalhava como investigador auxiliar no departamento de ciências naturais.

O programa da Agência Espacial europeia Ariane consiste numa serie de foguetões desenhado para carregar vários pesos, incluindo satélites, para o espaço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR