A PJ deteve uma mulher em Espanha dando cumprimento a um mandado de detenção europeu por crimes de burla informática e branqueamento, indicou esta quinta-feira aquela polícia.

“A Polícia Judiciária, através da Unidade de Cooperação Internacional (UCI) e da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), deu cumprimento a um mandado de detenção europeu de cidadã de nacionalidade francesa, localizada em Espanha”, refere a PJ, em comunicado.

Segundo a PJ, a mulher detida, com 40 anos, terá constituído uma empresa fachada, no início de 2021, procedendo de seguida à abertura de contas em quatro instituições bancárias para branquear cerca de 600 mil euros, cujos fundos eram provenientes, na sua maioria, de crimes de burla informática cometidos em vários países da Europa, designadamente Itália, França, Eslováquia, Bélgica, Reino Unido, Espanha, Hungria, Luxemburgo, Holanda, Alemanha e Croácia.

A PJ salienta que em causa está “um complexo esquema de circulação de fundos, envolvendo vários países e empresas, com o único propósito de branquear fundos obtidos através de burlas cometidas por meio informático”.

A mulher vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação da medida de coação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR