Era um dos dossiês por fechar, será um dos dossiês mais polémicos depois de fechado: de acordo com o jornal Bild, a UEFA decidiu afastar o Spartak Moscovo da Liga Europa, apurando automaticamente o RB Leipzig, com quem os russos iam jogar nos oitavos de final, para os quartos. O Spartak, que até há pouco tempo era treinado por Rui Vitória, era a única equipa russa ainda dentro das competições europeias.

Durante este domingo, o RB Lepzig já tinha indicado que estava em conversações com a UEFA sobre a eliminatória com o clube russo. Esta segunda-feira, em declarações ao Bild, o presidente dos alemães deixou praticamente certa a eliminação do Spartak Moscovo, uma informação que ainda carece de informação oficial por parte do organismo que regula o futebol europeu. “Continuamos em contacto próximo com as Federações e temos total confiança na UEFA e nas suas decisões. Presumimos que os jogos serão cancelados”, disse Oliver Mintzlaff, líder máximo do clube onde joga o português André Silva.

República Checa e Suécia juntam-se à Polónia e rejeitam jogar com a Rússia

A eventual decisão da UEFA — que, no final da semana passada, já tinha passado a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo para Paris — segue-se a uma mais conservadora por parte da FIFA. Na sequência de Polónia, Suécia e República Checa terem recusado defrontar a Rússia nos jogos do playoff de acesso do Mundial 2022, já no final do próximo mês de março, o organismo que regula o futebol mundial indicou que a seleção russa poderá disputar essas mesmas partidas — ainda que com várias condicionantes.

A equipa do selecionador Valeri Karpin não poderá jogar em território russo nem sob a bandeira ou o hino nacional do país, representando somente a Federação e atuando sempre à porta fechada. Uma decisão que não foi suficiente pelo menos para polacos e suecos, que garantem que não vão jogar contra a Rússia sob quaisquer circunstâncias. Quanto ao Spartak Moscovo, fica de fora da segunda competição europeia depois de ter ficado no primeiro lugar do Grupo C, à frente de Nápoles, Leicester e Légia Varsóvia, apurando-se automaticamente para os oitavos de final sem ter de passar pelo playoff.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR