As tropas russas nomearam uma nova autarca da cidade ocupada de Melitopol depois de as autoridades ucranianas terem denunciado esta sexta-feira o rapto do presidente eleito, Ivan Fedorov, por um grupo militar da Rússia. “É uma deputada da oposição do conselho municipal, Galina Danilchenko”, informou este domingo a administração regional de Zaporíjia, à qual a cidade pertence.

Num vídeo publicado este domingo, a nova presidente pediu aos cerca de 150 mil moradores da cidade “se ajustarem à nova realidade”, não desestabilizarem a situação e não participarem em atividades extremistas.

Nas primeiras declarações públicas após ter sido apontada para a presidência do município, Galina Danilchenko sublinho que a “principal tarefa é construir todos os mecanismos para nos adaptarmos à nova realidade, de maneira a que tão rapidamente quanto possível a cidade comece a viver novamente”, cita a Agência Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Apesar de todos os nossos esforços, na cidade há pessoas que querem desestabilizar a situação, o que os leva a fazer atos extremistas; por favor, não caiam nestas provocações, sejam razoáveis”, acrescentou a nova autarca. Danilchenko pediu também aos deputados locais para se dedicarem à tarefa para a qual foram eleitos, que é trabalhar para o bem estar de todos, e anunciou ainda a criação de um “comité popular, que se ocupará de todas as questões administrativas na cidade”.

Kiev já disse à autarca para se lembrar do destino de Nelly Shtepa, que em 2014 foi nomeada presidente da câmara da cidade de Slovyansk na autoproclamada República de Donetsk e mais tarde detida pelas autoridades ucranianas.

Enquanto o paradeiro de Ivan Fedorov permanece desconhecido, cerca de 2000 residentes da cidade foram às ruas no sábado para pedir a sua libertação. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou também aos líderes de Israel, França e Alemanha para pressionarem o presidente russo, Vladimir Putin, a libertar o presidente da Câmara “imediatamente”.

Autarca Ivan Fedorov continua sequestrado. Zelensky pede a sua libertação imediata

Esta manhã, o jornal The Kyiv Independent dá conta de um segundo sequestro russo, desta vez trata-se de Yevhen Matviiv, autarca da cidade de Dniprorudne. “Os crimes de guerra estão a ser sistémicos”, disse na sua página de Facebook o governador de Zaporizhzhia Oblast, Olexandr Starukh.

Já Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano confirma no Twitter o sequestro de segundo autarca ucraniano “Hoje, criminosos de guerra russos sequestraram outro autarca ucraniano democraticamente eleito, chefe de Dniprorudne, Yevhen Matveyev”. “Obtendo zero apoio local, os invasores voltam-se para o terror. Apelo a todos os Estados e organizações internacionais para que parem o terror russo contra a Ucrânia e a democracia”, terminou Kuleba.