Empresas de distribuição de medicamentos doaram cerca de duas toneladas de medicamentos e outros materiais médicos à Ucrânia, no âmbito de uma iniciativa europeia, anunciou esta terça-feira a Associação Portuguesa de Importadores e Exportadores de Medicamentos (APIEM).
A lista de produtos doados pelas empresas associadas da APIEM inclui antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros medicamentos e materiais consumíveis hospitalares, adianta em comunicado a associação que congrega as empresas de distribuição internacional de medicamentos a operarem em Portugal.
Esta iniciativa está a ser coordenada a nível europeu pela Affordable Medicines Europe, associação que representa o setor da distribuição paralela de medicamentos na União Europeia, e visa contribuir para “mitigar a carência de medicamentos que se vive atualmente na Ucrânia devido à guerra, surgindo na sequência de um pedido do Ministério da Saúde daquele país”.
Os donativos dos diversos países, incluindo Portugal, foram enviados para Praga, de onde seguiram para a fronteira polaco-ucraniana para serem entregues às autoridades da Ucrânia, adianta a APIEM que é membro da Affordable Medicines Europe.
A Associação Portuguesa de Importadores e Exportadores de Medicamentos tem com objetivo de promover o estudo dos desenvolvimentos científicos, regulatórios, económicos e técnicos sobre o setor da Saúde.