O Senado norte-americano aprovou por unanimidade uma legislação que poderá terminar com as mudanças de horário no inverno e no verão. A Lei da Proteção Solar manteria permanente o horário de verão de modo a garantir mais tempo com iluminação solar durante a tarde e impulsionar a economia.

A ser aprovada pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e promulgada por Joe Biden, os norte-americanos entrarão definitivamente no horário de verão em novembro de 2023.

O Comité de Energia e Comércio desta câmara já esteve reunida na semana passada para se debruçar sobre o assunto. Não se sabe a posição de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, ou do Presidente Joe Biden sobre o tema. Mas o líder do comité, Frank Pallone, recordou que “a perda daquela hora de sono parece impactar-nos por vários dias” e “pode causar distúrbios nos padrões de sono das nossas crianças e dos nosso animais de estimação”, cita a Reuters.

Os apoiantes desta alteração argumentam precisamente que ela contribuiria para uma redução dos casos de depressão, permitiria às crianças passarem mais tempo a conviver na rua, reavivaria a atividade económica e diminuiria o número de acidente de viação. Mas não há unanimidade na sociedade civil: a Associação Nacional de Lojas de Conveniência argumenta que “não devemos ter crianças a ir para a escola no escuro”.

Mesmo os apoiantes de um horário permanente nos Estados Unidos não estão de acordo sobre qual deles deve prevalecer. Mas a Vanderbilt Sleep Division, uma clínica de sono norte-americana, afirma que o horário de verão torna mais difícil a manutenção de um estado de alerta pela manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR