Puzzles, jogos de vídeo e bonecas, mais de cinco milhões de brinquedos falsos, num valor superior a 18 milhões de euros, foram apreendidos pela Europol entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, anunciou esta quinta-feira a agência europeia.

A operação Ludus, a segunda do género, “coordenada pela Europol e dirigida pela Guarda Civil, a polícia nacional e as autoridades aduaneiras espanholas, permitiu apreender brinquedos perigosos num valor total de mais de 18 milhões de euros“, segundo um comunicado.

“Mais de cinco milhões de brinquedos”, entre os quais “puzzles contrafeitos e ilegais, jogos de vídeo e personagens associadas, jogos de sociedade e cartas”, mas também “roupas e acessórios de grandes marcas” foram apreendidos, principalmente “importados do leste da Ásia para a União Europeia, o Reino Unido e os Estados Unidos”, precisou a mesma fonte.

A primeira operação Ludus havia sido lançada em 2020, na sequência de uma análise do gabinete da União Europeia para a propriedade intelectual sobre os riscos de exposição de crianças a estes produtos no que respeita às normas em vigor na UE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As mercadorias apreendidas representavam um risco de exposição a produtos químicos, estrangulamento, asfixia, eletrocução e danos auditivos e de incêndio”, segundo a Europol.

No total, uma “monitorização intensiva” foi realizada em “72 mercados online”, sendo 30 foram encerrados. Foram ainda denunciados 99 pessoas às autoridades judiciais e outras 1.459 às autoridades administrativas e sanitárias, acrescentou a Europol.

A contrafação representa atualmente 2,5% do comércio mundial.

Em 2021, a alfândega francesa apreendeu 9,1 milhões de produtos contrafeitos, dos quais 1,6 milhões eram brinquedos ou artigos desportivos.