Numa visita de Volodymyr Zelensky esta segunda-feira a um centro de ajuda humanitária na cidade de Bucha, de onde têm surgido imagens de vários cadáveres nas ruas, o Presidente ucraniano foi fotografado ao lado de embalagens de produtos portugueses.

Embalagens de leite da Mimosa e sumos Fresky ambos da empresa portuguesa Lactogal, que tem armazéns em Oliveira de Azeméis e Vila do Conde — foram distribuídos no centro de ajuda humanitária, onde chegam bens essenciais que são depois repartidos pela população.

A cidade de Bucha, a cerca de 30 quilómetros no noroeste de Kiev, foi ocupada pelos soldados russos no terceiro dia da invasão à Ucrânia, e esteve até este sábado, dia 2, sob ocupação russa. A recuperação da cidade pelas forças ucranianas deixou a descoberto uma série de cadáveres — alguns de mãos atadas atrás das costas — que aparentam sinais de tortura e que terão sido executados pelo exército russo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Massacre de Bucha. O que se sabe, o que falta saber e os próximos passos da investigação

Na visita à cidade esta segunda-feira, Volodymyr afirmou que a Rússia está a cometer crimes de guerra e genocídio na Ucrânia. Também Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, afirmou que a Rússia levou a cabo um “massacre deliberado”.