O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, garante que todos os bispos católicos portugueses vão dar resposta positiva ao pedido formulado pela comissão independente que investiga os abusos de menores na Igreja Católica para uma reunião individual.

A garantia foi dada ao Observador pelo porta-voz da diocese de Leiria-Fátima, que D. José Ornelas lidera, e surge depois de, na manhã desta terça-feira, a comissão independente ter revelado que cinco dos 21 bispos portugueses ainda não responderam aos pedidos do grupo de trabalho.

“O que foi combinado é que estas entrevistas que estão a ser feitas com as dioceses fossem agendadas para depois da reunião plenária dos bispos”, disse ao Observador o porta-voz, referindo-se à Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, agendada para os dias 25, 26, 27 e 28 de abril em Fátima.

“Alguns bispos já estão a avançar com essas entrevistas, e muito bem. Têm disponibilidade e não tem havido problemas. O que está combinado com a comissão é que os bispos vão dar especial atenção [ao assunto] e que todos os bispos irão responder”, acrescentou o mesmo porta-voz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Abusos de menores na Igreja. Comissão encontrou indícios de encobrimento e ocultação por bispos no ativo

Explicando que a Igreja Católica vive por estes dias uma agenda preenchida devido às celebrações da Páscoa, que se aproximam, o porta-voz de D. José Ornelas assinalou que o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa combinou com todos os bispos que irá ser dada uma resposta positiva ao pedido.

Ele garante que todos os bispos vão responder“, disse o porta-voz ao Observador. “Alguns bispos já avançaram, por iniciativa própria, e muito bem.”

Na manhã desta terça-feira, numa conferência de imprensa em que foram apresentadas as conclusões dos primeiros três meses de trabalho, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa revelou que, apesar de a Igreja estar, de modo geral, disponível para ajudar nos trabalhos da comissão, houve cinco bispos que ainda não responderam aos dois pedidos já formulados pelo grupo de trabalho para uma reunião individual.

O dado foi revelado pela socióloga Ana Nunes de Almeida, um dos elementos da comissão independente, que explicou que a comissão fez, por duas vezes, pedidos de entrevista a todos os 21 bispos católicos portugueses. Neste momento, afirmou a especialista, 11 bispos já reuniram com a comissão e um já tem reunião marcada. Cinco não responderam, de todo, aos pedidos da comissão.

A Conferência Episcopal Portuguesa é um organismo colegial que serve de fórum para tomadas de decisão coletivas entre todos os bispos portugueses, e cuja presidência é assumida por um dos bispos, eleito para ser um primus inter pares, mas sem poder executivo sobre os restantes bispos.

D. José Ornelas, atual bispo de Leiria-Fátima e considerado um dos elementos mais progressistas da Igreja Católica em Portugal, foi eleito para presidir à CEP em 2020.