O aumento do nível de água em bacias de retenção, a progressão de ravinas em alguns municípios, habitações inundadas e ruas alagadas e intransitáveis são para já as consequências da intensa chuva que caiu nesta quinta-feira em Luanda.
Segundo o porta-voz do comando provincial de Luanda do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, Faustino Minguês, os municípios mais afetados pelas chuvas que começaram na madrugada e terminaram às primeiras horas do dia foram Viana, Cacuaco, Luanda, Kilamba Kiaxi e Talatona.
As autoridades que continuam a trabalhar nos dados estatísticos, provenientes das nove comissões municipais de proteção civil de Luanda, não têm o registo até ao momento de mortes.
“Neste preciso momento temos também o registo da progressão de algumas ravinas com maior destaque nos municípios de Viana, Cacuaco e Luanda, no distrito urbano do Ngola Kiluanji”, disse Minguês à Lusa.
A queda de algumas árvores em diversos bairros de Luanda consta ainda das ocorrências reportadas pela população às comissões municipais de proteção civil, ao Centro Integrado de Segurança Pública e à sala de operação do comando provincial de Luanda do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros.
Nas redes sociais também são reportadas as consequências das chuvas em Luanda, com vídeos que mostram as dificuldades de circulação de pessoas e viaturas, estradas principais e secundárias alagadas e instituições públicas e privadas submersas.