Pelo menos uma pessoa morreu e cerca de dez ficaram feridas na sequência de um ataque com mísseis esta quinta-feira, em Kiev. Segundo disse um conselheiro do ministro do Interior ucraniano ao Observador, foram lançados dois mísseis, tendo um deles sido intercetado.
O alvo foi uma antiga fábrica de material militar, mas o míssil acabou por atingir um prédio residencial. Um primeiro balanço feito pelo mesmo conselheiro à equipa do Observador em Kiev dava conta de seis feridos (a mesma fonte não soube dizer qual a gravidade dos ferimentos), mas as autoridades ainda se preparavam, na altura, para subir a outros andares do prédio destruído para verificar se haveria mais feridos.
O balanço subiu, entretanto, para dez, segundo o The Kyiv Independent, que cita os serviços de emergência da Ucrânia. Já a Sky News fala em pelo menos uma morte. Não é ainda claro se essa vítima mortal se trata de uma das dez pessoas que tinha sido dada como ferida.
⚡️10 people injured as a result of missile attack on Kyiv.
Ukraine’s State Emergency Service reported that a Russian missile strike injured 10 people and partly destroyed the first two floors of a 25-story building.
???? State Emergency Service pic.twitter.com/2Dp7nJcz1q
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) April 28, 2022
Os primeiros dois andares do edifício de 25 andares ficaram destruídos. As imagens do Observador no local mostram o grau de destruição dos edifícios.
As explosões que se fizeram sentir ao final desta tarde aqui em Kiev provocaram seis feridos. Não é possível confirmar se haverá vítimas mortais. O alvo foi uma antiga fábrica de material militar mas acabou por atingir um prédio residencial. pic.twitter.com/N0Jlsrgwgn
— João Porfírio (@porfiriojoao1) April 28, 2022
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, também confirmou que a Rússia atingiu Kiev com “mísseis de cruzeiro”. “Com este ato hediondo de barbárie a Rússia demonstra uma vez mais a sua atitude para com a Ucrânia, a Europa e o mundo”, escreveu no Twitter.
Russia stroke Kyiv with cruise missiles right when UN Secretary General @antonioguterres and Bulgarian PM @KirilPetkov visit our capital. By this heinous act of barbarism Russia demonstrates once again its attitude towards Ukraine, Europe and the world.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) April 28, 2022
As explosões foram ouvidas pouco depois de o secretário-geral da ONU, António Guterres, ter reunido com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Guterres diz que ficou chocado com o ataque a uma cidade que considera “sagrada”, tanto para ucranianos como para russos.
Guterres chocado com ataques a Kiev. “É uma cidade sagrada para ucranianos e russos”