Há 77 anos, a 29 de abril de 1945, as tropas norte-americanas libertaram os prisioneiros do campo de concentração nazi de Dachau.
Este campo de concentração foi aberto cinco semanas depois de Adolf Hitler tomar o poder na Alemanha enquanto chanceler, em 1933. No seu primeiro ano, o campo recebeu cerca de cinco mil prisioneiros, na sua maioria presos políticos. Nos anos seguintes, juntaram-se-lhes homossexuais, ciganos e testemunhas de Jeová. Em 1938, os judeus tornaram-se na grande maioria das pessoas colocadas em cativeiro neste lugar.
Inicialmente, os prisioneiros deste campo foram colocados em trabalho forçado para ampliar as instalações do campo, tendo depois passado a trabalhar na produção de armamento para as tropas alemães, contou o canal História.
No dia 29 de abril de 1945, o campo foi liberto por tropas da 45.ª Divisão de Infantaria, tendo sido resgatados cerca de 30 mil prisioneiros com vida.
Veja na fotogaleira acima algumas das imagens do campo de concentração atualmente, com algumas das suas estruturas restauradas para manter viva a memória do terror aqui vivido.