Terminou ontem, numa cerimónia de entrega de galardões, mais uma iniciativa do Observador: os Prémios Auto 2022 – o único concurso em Portugal dedicado à área automóvel em que a decisão do público é soberana, premiando os novos lançamentos introduzidos no mercado nacional. São os leitores e os ouvintes do Observador que escolhem, numa votação exclusivamente online, qual consideram ser a melhor proposta em cada categoria. E cada uma destas é definida não por segmentos específicos, mas por intervalo de preços – o critério que é determinante na decisão de compra.

Após nove semanas de votação (sim, tudo começou a 21 de Fevereiro), ao final da tarde de ontem, O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa, ascendeu ao estatuto de “casa-cheia”. Estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios os mais altos representantes de 36 marcas automóveis, entre directores-gerais, directores de Marketing e Vendas, e directores de Comunicação, Imagem e Relações Institucionais.

O evento, transmitido em directo no site do Observador, contou com a apresentação de Rita Camarneiro, uma voz bem familiar dos finais de tarde da Rádio Observador, e de Alfredo Lavrador, editor da secção Auto do Observador e autor do podcast Operação Stop, com emissão semanal na manhã de sábado.

Neste regresso à entrega de prémios num evento físico, depois de dois anos em que as medidas sanitárias impostas pela resposta à pandemia da Covid-19 obrigaram a uma cerimónia virtual, voltámos a uma dinâmica com o envolvimento de diversos actores do sector automóvel nacional. Além dos parceiros comerciais da 5.ª edição dos Prémios Auto Observador, nomeadamente Credibom, Piscapisca.pt e Valorpneu, participaram nesta entrega de troféus Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Henrique Sánchez, presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), Alexandre Videira, administrador da Mobi.E, Rui Ribeiro, presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e Hugo Pinto, presidente da recém-criada Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica (AMME).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre 49 modelos a concurso, de um total de 25 marcas, e após 32.504 votos pode confirmar aqui quais os vencedores nas diferentes categorias e (re)ver na fotogaleria os momentos-chave desta festa em que tudo (de)correu sobre e acerca de rodas.

3 fotos

Como habitualmente, voltámos a premiar a participação dos nossos leitores nesta votação. Miguel Dias, 23 anos, foi o mais certeiro e o mais rápido nesta maratona de escolhas, razão pela qual levou para casa a chave de um Toyota Yaris 1.0 Comfort Plus, no valor de 15.000€.