Um manto branco de espuma malcheirosa tem coberto Mosquera, nos arredores de Bogotá (Colômbia). Esta espuma, formada no rio próximo da localidade e que se pensa ser consequência dos vários resíduos e químicos aí despejados, já chegou às ruas e edifícios daquela zona.

O cheiro é horrível e tem acontecido várias vezes”, disse a líder da comunidade, Luz Mariela Gómez, citada pelo The Guardian. “Estamos em risco. Alguém pode cair ao rio e nós não vamos conseguir encontrá-lo.”

As autoridades locais explicaram que esta espuma poluente tem aumentado em consequência dos resíduos, dos químicos e dos detergentes despejados no rio Bojaca, juntamente com os aguaceiros cada vez mais fortes que têm afetado a região. A população foi alertada para não se aproximar da espuma, que se pensa poder causar problemas respiratórios e irritações na pele.

Segundo a BBC, o presidente da Câmara de Mosquera, Gian Gerometta, disse que parte do problema viria de um bloqueio natural provocado por várias plantas numa secção do rio, mas que a vegetação em excesso estaria já a ser removida. Confirmando-se, o problema da espuma deverá desaparecer dentro de dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR