O Presidente da Ucrânia saudou este domingo “dois dias de verdadeiro cessar-fogo” em Mariupol, pela “primeira vez” desde o início da guerra. No habitual discurso, que é publicado todos os dias na página da presidência ucraniana, Volodymyr Zelensky reforçou a importância da retirada de civis da fábrica Azovstal, localizada na cidade portuária.
” Depois de muitas semanas de negociações, depois de muitas tentativas, diferentes reuniões, chamadas, propostas. Finalmente! Não houve um único dia em que não tentássemos encontrar uma solução para salvar o nosso povo”.
“Hoje, pela primeira vez nestes dias todos de guerra, este corredor vital começou a funcionar”. Cerca de cem civis foram retirados este domingo da fábrica Azovstal, mas devido às “complexidades do processo” só chegarão a Zaporíjia esta segunda-feira de manhã. “Espero que isso não falhe”, vincou Zelensky.
Zelensky confirma retirada de cerca de 100 civis de Mariupol
“Espero que amanhã estejam reunidas todas as condições necessárias para continuar a retirada de civis de Mariupol. Planeamos começar às 8h00 (hora local, 06h00 em Lisboa)”, acrescentou agradecendo a toda a equipa envolvida no processo de evacuação, em particular à ONU e ao Comité Internacional da Cruz Vermelha.
Ainda este domingo, Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, visitou Kiev e encontrou-se com o Presidente ucraniano para “quatro horas de negociações” que são descritas como “multifacetadas”.
A líder americana e o chefe de Estado da Ucrânia conversaram sobre as sanções à Rússia e a cooperação política com os EUA, afirmou Zelensky. “Discutimos como podemos fortalecer as sanções contra a Rússia de forma a que a encoraje mais efetivamente a acabar com a guerra”.
Para o Presidente da Ucrânia é preciso limitar a capacidade de Moscovo “contornar as sanções existentes e futuras”. “Senti o apoio das nossas iniciativas”, acrescentou Zelensky que agradeceu aos EUA a “preparação de um grande pacote de ajuda no valor de 33 mil milhões de dólares”.
Zelensky afirmou também que agraciou Nancy Pelosi com a Ordem da Princesa Olga “pela sua significativa contribuição pessoal para fortalecer” a cooperação e pela “participação sincera na defesa da liberdade”.
A Ordem da Princesa Olga é uma condecoração civil ucraniana concedida somente a mulheres por “méritos pessoais no Estado, produção, ciência, educação, cultura, caridade e outras esferas de atividades sociais, como criar os filhos nas famílias”.
Nancy Pelosi diz que Estados Unidos vão apoiar Kiev “até à vitória”
O Presidente da Ucrânia terminou o discurso a agradecer às Forças Armadas do país que “respondem” e “vão continuar a responder” a “todos os ataques dos invasores” até que estes saiam do país. “Estou grato a todos os nossos defensores. A todos os que defendem o Estado desde 24 de fevereiro e desde 2014”, garantiu.