As forças ucranianas conseguiram travar as operações militares terrestres da Rússia no sul da Ucrânia, eliminando 122 soldados russos, afirmou esta terça-feira o Comando Militar Sul ucraniano na rede social Facebook.

“O inimigo, fortificado em posições defensivas, não realizou ações ativas nas regiões de Kherson e Mykolaiv [no sul do país, onde controla grandes áreas] nas últimas 24 horas”, assegurou o comando ucraniano posicionado na área.

“No entanto, Mykolaiv e os seus arredores foram atacados por vários lançadores de foguetes. O inimigo mais uma vez disparou contra instalações industriais. Felizmente, nenhuma vítima foi relatada“, acrescentaram os militares ucranianos.

O Comando Militar ucraniano explicou que na região de Kherson “uma tentativa de um grupo de sabotagem e reconhecimento de tomar nosso posto de observação foi frustrada e esmagada por fogo de morteiro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“As nossas unidades de mísseis e artilharia realizaram mais de uma centena de lançamentos” que causaram uma “perda total de 122 [soldados mortos] nas fileiras inimigas nas últimas 24 horas”, acrescentou a fonte.

As forças ucranianas, agrupadas no comando “Pivden”, lembraram que, além de dois barcos de assalto blindados que foram abatidos ao amanhecer, os militares ucranianos também eliminaram várias unidades blindadas e autopropulsadas, assim como um “drone” de reconhecimento “Forpost” que tentava sobrevoar a cidade de Odessa a partir do mar.

Depois de os russos atacarem duas vezes a região de Odessa com mísseis nas últimas horas, “continuaram a destruir a ponte sobre o estuário do Dnister, atingindo-a com mísseis de cruzeiro “Yakhont””, disse o Comando Militar ucraniano.

Um míssil “Oniks”, lançado do complexo “Bastion” na Crimeia, destruiu um prédio residencial em Odessa, onde um jovem de 15 anos morreu e outro menor foi hospitalizado com ferimentos, segundo o Comando.

A frota naval russa no Mar Negro continua a manobrar na costa sudeste da Ucrânia e mantém a ameaça de ataques com mísseis de alto alcance, disseram as forças ucranianas.