910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mapa da guerra. O que se sabe sobre o 80.º dia do conflito

Este artigo tem mais de 2 anos

O 80.º dia da guerra na Ucrânia está a ser marcado pela reunião da NATO em Berlim com vista à entrada da Suécia e da Finlândia, bem como pela notícia da vitória ucraniana na batalha em Kharkiv.

Ukrainian frontline in Donbass
i

Guerra dura há 80 dias

Anadolu Agency via Getty Images

Guerra dura há 80 dias

Anadolu Agency via Getty Images

A guerra na Ucrânia está este sábado no 80.º dia, numa altura em que a invasão russa continua a contribuir para redesenhar a lógica geopolítica da Europa e em que as forças ucranianas continuam a somar vitórias militares na maioria do território — exceptuando-se a zona leste, onde as forças russas se concentram agora.

Mapa atualizado a 13 de maio

Aqui fica um ponto de situação para perceber o que aconteceu nas últimas horas:

  • Os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO estão a deslocar-se este sábado para Berlim, na Alemanha, onde se vão reunir durante o fim de semana para discutir o alargamento da aliança militar na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia. Os ministros da Suécia e da Finlândia são os convidados desta reunião, já que estes países deverão juntar-se à aliança nas próximas semanas, rompendo com a sua histórica política de neutralidade.
  • O Instituto para o Estudo da Guerra, think-tank norte-americano que tem acompanhado os desenvolvimentos militares no terreno, diz que a Ucrânia ganhou a batalha por Kharkiv, a segunda maior cidade do país, de onde as forças russas já se estão a retirar.
  • O líder das secretas ucranianas revelou numa entrevista à Sky News que Putin está “numa condição física e psicológica muito má”, encontrando-se doente com cancro — e que pode haver um golpe de Estado para o substituir na sequência de uma derrota militar na Ucrânia.

  • A Rússia continua a trabalhar no sentido de uma possível anexação de Kherson, região no sul da Ucrânia que parece ser estratégica para os objetivos militares de Moscovo naquele país. Uma deputada russa visitou Kherson para debater apoio humanitário à região e Londres diz que Moscovo deverá usar um referendo manipulado para justificar a anexação.
  • A Ucrânia participa este sábado na final do festival da Eurovisão com a canção “Stefania“, interpretada pela Kalush Orchestra — um misto de música tradicional ucraniana com hip-hop. Apesar de o evento recusar habitualmente posicionamentos de pendor político, a canção da Ucrânia é uma das principais favoritas à vitória este ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.