O primeiro-ministro, António Costa, anunciou este sábado que o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convidou Marcelo Rebelo de Sousa para visitar a Ucrânia — em data ainda a acertar.

“Sou portador de um convite que o Presidente Zelensky fez a Sua Excelência o Presidente da República para poder visitar a Ucrânia em data oportuna. Esse é o convite que transmitirei”, anunciou o António Costa aos jornalistas em Kiev.

Foram precisos poucos minutos para uma resposta de Marcelo Rebelo de Sousa (que está em Timor e que ainda não tinha sido informado): “Obviamente, sim”, afirmou em declarações à RTP3. “Eu irei quando o Governo entender adequado e se entender que é o melhor para o interesse de Portugal, com certeza, com muito prazer”, sublinhou.

O Presidente da República garantiu que a visita terá de ser ajustada com “o senhor presidente da Assembleia da República, que já tinha dito que tinha sido convidado” para visitar a Ucrânia.

Não quer dizer que à segunda-feira vá um, à quarta vá outro e à sexta vá outro. Quer dizer, irá de acordo com aquilo que for definido pelo mais conveniente para a política externa portuguesa”, completou Marcelo Rebelo de Sousa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR