A invasão da Rússia à Ucrânia tem motivado vários “ventos de mudança” no mundo da música. A mais recente demonstração de apoio a Kiev tem como ponto de partida o clássico dos Scorpions “Wind of Change”.
Lançada em 1990, no álbum de estúdio “Crazy World”, a letra original desta balada de hard rock foi escrita em setembro de 1989 e anunciava o fim da Guerra Fria. Agora, o vocalista da banda de rock alemã, Klaus Meine, explicou que não quer continuar a “romantizar a Rússia”.
Cantar Wind of Change como temos cantado é algo que não podia conceber mais”, explicou o vocalista à Die Zeit, citado pelo The Guardian. “Simplesmente não é correto romantizar a Rússia com letras como ‘Eu sigo o [rio] Moscovo/ Até ao parque Gorky… Deixa a tua balalaika cantar’.”
Com a guerra no leste da Europa, a música tem versos novos: “Agora houve o meu coração/ Ele diz Ucrânia/ À espera do vento de mudança.”
Legendary band Scorpions changed the words in their legendary song Wind of Change in support of Ukraine. Instead of "Follow the Moskva down to Gorky Park", the singer sang "Now listen to my heart, it says Ukrainia"????????????????????#Scorpions #Ukraine #support pic.twitter.com/oWrvqCrp7Z
— Kachan4ik (@Kachan4ik1) March 28, 2022
A mudança de letra coincide com o início da mais recente digressão do grupo pelos Estados Unidos da América e pela Europa. E nem a relação de proximidade entre Klaus Meine e o antigo chanceler alemão e amigo pessoal de Putin, Gerhard Schröder, travou as alterações. Na mesma ocasião, o vocalista explicou que não falava com o político “há algum tempo” e que “o seu comportamento é difícil de entender“.
Veja em baixo o videoclipe oficial da música “Wind of Change”: