A invasão da Rússia à Ucrânia tem motivado vários “ventos de mudança” no mundo da música. A mais recente demonstração de apoio a Kiev tem como ponto de partida o clássico dos Scorpions “Wind of Change”.

Lançada em 1990, no álbum de estúdio “Crazy World”, a letra original desta balada de hard rock foi escrita em setembro de 1989 e anunciava o fim da Guerra Fria. Agora, o vocalista da banda de rock alemã, Klaus Meine, explicou que não quer continuar a “romantizar a Rússia”.

Cantar Wind of Change como temos cantado é algo que não podia conceber mais”, explicou o vocalista à Die Zeit, citado pelo The Guardian. “Simplesmente não é correto romantizar a Rússia com letras como ‘Eu sigo o [rio] Moscovo/ Até ao parque Gorky… Deixa a tua balalaika cantar’.”

Com a guerra no leste da Europa, a música tem versos novos: “Agora houve o meu coração/ Ele diz Ucrânia/ À espera do vento de mudança.”

A mudança de letra coincide com o início da mais recente digressão do grupo pelos Estados Unidos da América e pela Europa. E nem a relação de proximidade entre Klaus Meine e o antigo chanceler alemão e amigo pessoal de Putin, Gerhard Schröder, travou as alterações. Na mesma ocasião, o vocalista explicou que não falava com o político “há algum tempo” e que “o seu comportamento é difícil de entender“.

Veja em baixo o videoclipe oficial da música “Wind of Change”:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR