Luís Marques Mendes entende que Aníbal Cavaco Silva “respondeu à letra” a António Costa e recordou o primeiro-ministro que “não tem obra marcante ao fim de sete anos de Governo”. “Não foi meigo. Colocou o primeiro-ministro à defesa”, disse o social-democrata.

No seu habitual espaço de comentário, na SIC, o antigo líder do PSD falou sobre o artigo de opinião do ex-Presidente da República publicado no Observador para elogiar Cavaco Silva pela forma como decidiu intervir na vida política e para assinalar a forma encontrada pelo antigo primeiro-ministro para tentar alavancar os sociais-democratas.

“Não é normal Cavaco apoiar um líder do PSD na oposição. Nunca o vi fazer isso.  Mas percebe-se que o faça: num momento em que o PSD chegou ao estado a que chegou, Cavaco Silva quer ajudar o partido a recuperar. Ele sente que tem a responsabilidade moral de ajudar o PSD. Afinal, foi o líder que mais vitórias deu ao PSD; aquele que mais tempo governou; e o que mais diz ao PSD profundo”, argumentou Marques Mendes.

“Cavaco Silva tem um capital político invulgar que lhe advém da governação. É a marca mais forte da sua vida política: duas maiorias de mais de 50% de votos; o período de maior convergência de Portugal face à União Europeia; o país a crescer em média 4% ao ano, sempre acima da Espanha e da UE; o 14º mês para pensionistas e reformados; o tempo em que mais se reformou.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Na minha opinião o melhor primeiro-ministro da democracia. Com este legado, o estranho seria que Cavaco ficasse calado. Até porque estranhamente o PSD pouco fala desse período”, defendeu.

Noutra frente, Marques Mendes criticou a decisão do Governo português de entregar o Estudo de Impacto Ambiental Estratégico para a construção do novo aeroporto a uma empresa espanhola.

“Tem um claro conflito de interesses. O aeroporto de Madrid tem interesses que conflituam com o aeroporto de Lisboa. Era o que faltava que fosse o Estado Espanhol a intervir numa questão estratégica de Portugal”, denunciou o comentador.

De resto, o antigo líder do PSD acredita que António Costa está, na verdade, à espera da Luís Montenegro para negociar um acordo com o novo líder do PSD, “voltar à solução Portela + Montijo” e assim dispensar o referido estudo.

Marques Mendes falou ainda da “inflação galopante” para lamentar o facto de os socialistas não estarem a fazer tudo ao seu alcance para enfrentar um problema que é “sério”. “Estamos perante o maior problema do país e do Governo. Um problema económico e social. Mas também político. É a primeira vez que o Governo PS reduz rendimentos em vez de os aumentar”, rematou o comentador.

Fazer mais e melhor do que Cavaco Silva