Quatro incêndios rurais estavam ativos no país cerca das 18 horas de hoje, sendo que os que concentraram mais meios de combate, mais de 200 bombeiros e dez meios aéreos, lavraram em áreas florestais de Santarém e Castelo Branco.

De acordo com a página internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio que concentrou mais meios deflagrou às 16h55 no concelho do Sardoal, distrito de Santarém, tendo sido combatido por 121 operacionais, apoiados por 27 viaturas e seis meios aéreos. O incêndio já entrou, entretanto, em fase de resolução.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, as chamas lavraram numa área de povoamento florestal perto da localidade de Mivaqueiro, na freguesia de Santiago de Montalegre.

Já a reativação, pelas 17:00 de hoje, de um incêndio florestal que deflagrou na quarta-feira no Fundão, distrito de Castelo Branco, está a mobilizar 82 bombeiros, apoiados por 19 viaturas e quatro meios aéreos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco confirmou que o incêndio é a “reativação” de um outro, com origem na freguesia de Capinha, concelho do Fundão.

Segundo a mesma fonte, as chamas estão a evoluir numa zona de pinhal e mato. A combater o incêndio estão meios de várias corporações, com 81 homens, apoiados por 18 viaturas e quatro meios aéreos (dois helicópteros e dois aviões).

Segundo a página de internet da ANEPC, há ainda outros dois incêndios em curso, de menor dimensão, nos distritos de Lisboa (Torres Vedras) e Vila Real (Montalegre).

Fogo no concelho de Sardoal entrou em fase de resolução

O incêndio rural que deflagrou hoje à tarde no concelho do Sardoal, no distrito de Santarém, encontra-se já em fase de resolução, adiantou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

“Neste momento encontra-se todo o perímetro em fase de resolução, mas ainda vamos ter algumas horas de rescaldo”, adiantou a mesma fonte à agência Lusa.

Segundo disse, aproveitando a melhoria das condições meteorológicas, durante a noite vai ser feito o trabalho de rescaldo na área florestal atingida pelas chamas, devendo manter-se no domingo ações de vigilância no terreno.

Pelas 21:25 estavam no local 45 veículos e 144 operacionais, depois de terem sido envolvidos dez meios aéreos durante a tarde, mas que já foram desmobilizados, avançou o CDOS de Santarém.

Este artigo foi atualizado com a informação sobre a resolução do incêndio no concelho de Sardoal.