A expectativa era grande. Ainda antes de ser conhecida a revogação da lei do aborto nos EUA, já centenas de manifestantes se juntavam em frente ao Supremo Tribunal.
Supremo Tribunal dos Estados Unidos acaba com o direito constitucional ao aborto no país
Com cartazes e megafones, as lágrimas de uns contrastaram com os sorrisos de outros. O processo conhecido como Roe vs. Wade, que em 1973 conferiu à mulher o direito de abortar até cerca das 23 semanas de gravidez, foi revogado.
Vestidas de verde, as mulheres que se manifestavam contra a decisão do Supremo Tribunal não esconderam, por entre abraços, as lágrimas da “derrota” — mas comprometeram-se a continuar a lutar.
Decerto que sentem muitas emoções, dor, cólera, confusão. É normal, estamos convosco e não deixaremos de lutar por vós”, garantiu a Planned Parenthood, rede que gere muitas clínicas de aborto, numa mensagem publicada na rede social Twitter.
BREAKING: The Supreme Court just overturned Roe v. Wade, ending our constitutional right to abortion. We know you may be feeling a lot of things right now — hurt, anger, confusion. Whatever you feel is OK. We’re here with you — and we’ll never stop fighting for you.
— Planned Parenthood (@PPFA) June 24, 2022
Por sua vez, os ativistas anti-aborto mostraram-se sorridentes e eufóricos, cantando e dançando.
Veja na fotogaleria que acompanha este texto algumas das imagens mais marcantes das reações à decisão do Supremo Tribunal dos EUA.