A Organização Mundial de Saúde (OMS) esteve reunida nos últimos dias e concluiu, este sábado, que o atual surto varíola de macacos (monkeypox) não se configura como uma emergência internacional de saúde pública.

Em comunicado, a OMS realça que “muitos dos aspetos do atual surto são pouco normais”. Um dos quais passa pelo facto de “a vasta maioria de casos” estar a ser observada “entre homens que têm sexo com homens, jovens e pessoas que não estão imunizadas contra a varíola”.

A OMS destaca que existe a possibilidade de a “varíola dos macacos se transmita para a restante população”, um fator que não deve ser ignorado.

Apesar de não ser uma emergência de saúde pública, a OMS reconhece “a natureza de emergência” do surto e diz ser preciso “conter a sua propagação”, algo que “requer intensos esforços de resposta”. Sendo assim, os países devem “monitorizar de perto” a situação, que deve ser novamente discutida “daqui a algumas semanas”, logo que surjam mais informações. Em Portugal, esta sexta-feira contabilizavam-se 348 casos de varíola dos macacos desde o início do surto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR