Pelo menos três mil golfinhos morreram no Mar Negro desde o início da invasão russa à Ucrânia. , afirmou um grupo de cientistas ucranianos citado pela agência Nexta.
Os sonares e explosões presentes no Mar Negro “impedem os golfinhos de encontrar comida“ e estes animais são cada vez mais descobertos já mortos na zona costeira da Ucrânia, mas também Bulgária e da Roménia.
Vários especialistas justificam a morte dos golfinhos com o escalar da poluição sonora no norte do Mar Negro, causado pela presença de embarcações militares russas.
O trauma acústico parece ser uma das possibilidades”, vincou, no mês passado, Bayram Öztürk, líder da Fundação Turca de Investigação Marítima, salvaguardando: “Não temos provas de que os sons de baixa frequência de tantos navios sejam a causa disto, mas também é verdade que nunca tivemos tanto ruído por um período tão extenso de tempo – e a ciência exige sempre provas”.
Porque é que morreram pelo menos 80 golfinhos no Mar Negro desde o início da guerra na Ucrânia?
Os navios têm sonares para conseguirem localizar submarinos inimigos a grandes distâncias e o ruído subaquático pode ter consequências graves na sobrevivência dos cetáceos.