Jair Bolsonaro decidiu desmarcar um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa em Brasília, agendado para a próxima segunda-feira, 4 de julho. A confirmação foi dada pelo próprio Presidente do Brasil, em declarações à CNN Brasil: “Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação”.

O cancelamento aconteceu depois da confirmação de um encontro do Presidente da República português com Lula da Silva em São Paulo, agendado para a véspera (domingo, 3 de julho) e já confirmado pelo próprio ex-Presidente do Brasil. Bolsonaro confirmou aliás que foi esse o motivo para o cancelamento do encontro: “Ele teria uma reunião com o Lula”.

Marcelo Rebelo de Sousa viajou esta sexta-feira ao final da noite para o Brasil, perspetivando-se que aterre este sábado. O programa da viagem inclui encontros com antigos Presidentes brasileiros. Além de antigo chefe de Estado, Lula da Silva será o principal opositor de Bolsonaro nas próximas presidenciais do país, enquanto candidato do PT.

O encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e Lula da Silva foi entretanto confirmado pela própria campanha de Lula à Agência Lusa. Lula “vai encontrar-se com ele no domingo com todo o prazer”, na residência oficial do Cônsul-Geral de São Paulo, disse fonte da campanha à agência de notícias portuguesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Algumas horas antes de Bolsonaro confirmar o cancelamento do encontro, o portal R7, citando fontes próximas do Presidente do Brasil, indicava que Bolsonaro teria já garantido no seu círculo próximo que não se encontraria com Marcelo Rebelo de Sousa caso o Presidente português se encontrasse com Lula da Silva.

O mesmo portal avançava ainda que estava agendada uma receção ao Presidente português por parte do Presidente brasileiro e um almoço conjunto em Brasília.

Nota – Atualizado às 22h30 com a confirmação do cancelamento do encontro entre Bolsonaro e Marcelo Rebelo de Sousa em Brasília