É conhecida por “criptoqueen” (rainha das criptomoedas, em português) e foi adicionada à lista das pessoas mais procuradas do mundo pelo FBI.

Falamos de Ruja Ignatova, cidadã de nacionalidade búlgara de 42 anos. Segundo a BBC, a empresária está desaparecida desde de 2017, depois das autoridades norte-americanas terem acionado um mandado de prisão para a deter na sequência do seu envolvimento num esquema em pirâmide. A búlgara chegou a viajar por vários países europeus mas nunca mais foi vista.

O caso remonta a 2014, quando a OneCoin, empresa de criptomoedas administrada por Ignatova, começou a oferecer comissões aos seus compradores caso estes vendessem a moeda a mais pessoas. No entanto, o FBI garantiu que a empresa não tinha condições de pagar esse valor e que a moeda nunca chegou a existir.

Citado pela CNN, um dos principais procuradores de Manhattan, assegurou que a búlgara “fez o esquema na altura certa, capitalizando a especulação frenética dos primeiros dias da criptomoeda”.

Damian Williams acrescenta que a OneCoin é “um dos maiores esquemas em pirâmide da história”. Através desse ato criminoso, a “rainha das criptomoedas” lesou inúmeras vítimas em mais de 4 mil milhões de dólares.

Ruja Ignatova é a única mulher presente na lista do FBI, que está a oferecer 100 mil dólares a quem ajude na sua captura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR