A rampa de Goodwood, onde decorreu o Festival de Velocidade, em West Sussex (Inglaterra), serve para determinar qual é o modelo mais rápido. O traçado não é particularmente exigente, nem muito inclinado, mas é ele que determina que carro necessita de menos tempo para percorrer a distância entre a linha de partida e a bandeira de chegada.

A categoria mais popular reúne os veículos de competição e os protótipos, modelos entre os quais é tradicionalmente encontrado o mais rápido. Em 2019, o Volkswagen ID. R subiu a rampa de Goodwood em 39,90 segundos, fixando um novo recorde, ainda que de forma oficiosa, uma vez que foi obtido numa das subidas de treinos. Este ano, o Spéirling, com 1000 cv, 1000 kg e uma “ventoinha” com 80 cv para colar o chassi ao solo, chegou lá cima em apenas 39,08 segundos, assumindo-se como o novo recordista.

Entre os automóveis de série também houve direito a um novo recorde, disputado entre veículos idênticos aos comercializados pelos diferentes construtores, onde até os pneus são os originais. Ao longo dos últimos anos, desfilaram por Goodwood diversos tipos de veículos de série, mas o melhor tempo foi obtido este ano por um modelo que ainda não está à venda na Europa.

Referimo-nos ao Lucid Air na versão Grand Touring Performance, que é proposto nos EUA por 154.400 dólares, cerca de 148 mil euros. Com aproximadamente 5 metros de comprimento e dois motores que totalizam 1050 cv, o Air Grand Touring é capaz de ir de 0 a 96 km/h em apenas 2,6 segundos, oferecendo uma autonomia de 717 km entre recargas.

Com o piloto Ben Collins aos comandos, que é mais conhecido por ter desempenhado o papel de The Stig no programa Top Gear, o Lucid Air percorreu a rampa de Goodwood em 50,79 segundos. Este tempo permite-lhe tornar-se no veículo de série mais rápido a subir a rampa britânica.

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