Jennifer Lopez contou aos seus seguidores detalhes sobre a sua longa luta com a saúde mental que a levou a mudar hábitos que agora considera pouco saudáveis quando ainda tinha “vinte e poucos anos”. O desabafo foi feito na sua newsletter On the JLo, onde assume que não sabia lidar com os problemas que tinha, nem conseguia entender o que se passava com a sua saúde.

Eu achava-me invencível”, revelou  J.Lo, explicando que, nessa altura, dormia três a cinco horas por dia, passava o dia todo no set e estava no estúdio a noite toda. E, como se ainda não fosse suficiente, aos fins-de-semana gravava videoclips.

“Fiquei paralisada. Não conseguia ver com clareza, os sintomas físicos começaram a assustar-me e o medo piorou tudo”, explicou a cantora e atriz sobre o episódio em que desabou sentada na sua caravana, totalmente afetada pela falta de sono e stress acumulado.

Com os constantes sinais do corpo, segundo a People, J.Lo começou a respeitar os seus limites quando passou a sentir-se “bloqueada”, em vez de normal. “Agora sei que foi um clássico ataque de pânico fruto da exaustão, mas nunca tinha ouvido falar neste conceito naquela altura”, confessou na newsletter que envia por e-mail aos seus assinantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa consulta médica, após um novo ataque de pânico, chegou a perguntar se poderia estar a ficar louca. O médico respondeu taxativamente: “Não, tu não estás louca…só precisas de dormir de sete a nove horas por noite, evitar a cafeína e manter o exercício físico se quiseres manter esse ritmo de trabalho”.

Os episódios “assustadores” resultaram da priorização do trabalho em relação à saúde, deixando que a sua carreira se tornasse “o centro de tudo”. “Percebi o quão sério pode ser ignorar as necessidades do corpo e da mente”, sublinhou J.Lo.

O pouco autocuidado acentuou-se na época em que estava a lançar o primeiro álbum, On the 6, e que inclui os sucessos “Let´s Get Loud” e “Una Noche Más”.

Nessa mesma altura, Lopez dava os seus primeiros passos na sua carreira de atriz ao integrar o filme “Selena” de 1997, onde interpretava a cantora texana, Selena Quintanilla – personagem que a fez receber uma indicação ao Globo de Ouro. Nesse ano, também casou com o ator Ojani Noa, relação que durou um ano.

A agora noiva de Ben Affleck reforça que agora “a sua filosofia de vida é pró-vida em vez de antienvelhecimento”, sendo a sua rotina muito mais equilibrada, saudável e com bae num bom descanso. O segredo de beleza da J.Lo: ter uma boa noite de sono. A cantora explica, com humor, que”quando acorda parece dez anos mais nova”.

Mental é uma secção do Observador dedicada exclusivamente a temas relacionados com a Saúde Mental. Resulta de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com o Hospital da Luz e tem a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É um conteúdo editorial completamente independente.

Uma parceria com:

Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento Hospital da Luz

Com a colaboração de:

Ordem dos Médicos Ordem dos Psicólogos