Portugal totaliza 515 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox, 42 dos quais notificados na última semana, indicou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o relatório semanal da DGS, todas as regiões de Portugal continental e a Madeira reportaram casos de infeção humana pelo vírus VMPX, mas a grande maioria do total de casos (84,3%) foi confirmada em Lisboa e Vale do Tejo.

O Norte é a segunda região do país com mais casos de Monkeypox (36), seguindo-se o Centro (seis), o Alentejo (quatro), o Algarve (três) e a Madeira (dois), refere a informação semanal da autoridade de Saúde.

A presença do vírus VMPX foi detetada em Portugal a 3 de maio, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção, e, desde então e até à última quarta-feira, foram identificados 515 casos.

Segundo a DGS, no universo de 343 casos reportados no Sistema de Vigilância Epidemiológica, a idade das pessoas infetadas varia entre 19 e 61 anos, com predominância de casos no grupo etário entre 30 e 39 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A grande maioria das infeções reportadas (99,7%) são em homens, com um caso notificado de uma mulher, no “contexto de um eventual contacto com um caso confirmado”, avança a DGS.

De acordo com o boletim divulgado, até quarta-feira foram reportados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e pela delegação da Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS) 8.238 casos em 35 países da região europeia.

Segundo estes dados, Portugal é o sexto país europeu com mais casos de infeção por Monkeypox, atrás da Espanha, Reino Unido, Alemanha, França e Países Baixos.

A DGS está “atenta à elaboração e publicação de documentos orientadores e recomendações, adaptando as medidas à realidade portuguesa quando pertinente, incluindo a implementação de vacinação para contactos próximos de casos notificados”, adiantou.

Na terça-feira, a DGS publicou uma norma em que recomenda que a vacina contra a infeção humana pelo vírus Monkeypox seja administrada após contacto próximo com casos confirmados.

DGS publica norma sobre vacinação contra a varíola dos macacos. Conheça as recomendações

A vacina é recomendada, à data, num contexto de pós-exposição, ou seja, para pessoas identificadas como contactos próximos de casos notificados, uma vez que pode prevenir ou atenuar as manifestações clínicas da infeção humana por vírus Monkeypox”, referiu a DGS em comunicado.

Portugal recebeu 2.700 doses de vacina contra a infeção humana por vírus Monkeypox, doadas pela Comissão Europeia através da HERA (Autoridade de Preparação e Resposta Sanitária).

O Comité de Emergência da OMS vai voltar a reunir-se na próxima semana para analisar a evolução do surto de Monkeypox, que já atinge pelo menos os 9.200 casos registados em 63 países a nível global.

Monkeypox. Comité de Emergência da OMS volta a reunir-se para avaliar evolução do surto

Esta será a segunda reunião do comité para analisar a evolução da Monkeypox, depois de, no primeiro encontro, que decorreu no final de junho, os peritos terem considerado que a doença não representava uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.