Quatro golos ao Sporting logo na primeira jornada e na estreia da Liga dos Campeões, um feito que apenas Marco van Basten, no primeiro ano do novo formato da principal prova da UEFA, tinha alcançado (1992, 4-0 do AC Milan ao Gotemburgo). Mais um contra o Besiktas, mais um na goleada em casa ao B. Dortmund, mais um na Alemanha, mais dois na Turquia, mais um a fechar em Amesterdão frente aos lisboetas. O Ajax foi uma das equipas revelação da fase de grupos da Champions (até cair nos oitavos diante do Benfica nos Países Baixos), Sébastien Haller foi o jogador revelação e tornou-se também o primeiro a chegar aos dez golos na Liga milionária apenas em seis jogos. Aos 28 anos, teve a sua temporada de afirmação.
Formado nos franceses do Auxerre, onde se estreou como sénior, o costa-marfinense até teve antes uma passagem com grande sucesso pelos neerlandeses, brilhou durante os dois anos que passou na Alemanha ao serviço do Eintracht Frankfurt (ganhou a Taça da Alemanha em 2017/18 e marcou 20 golos com mais 12 assistências em 41 jogos na época seguinte), esteve uma temporada e meia na Premier League pelo West Ham e saiu em janeiro de 2021 para o Ajax. Em Amesterdão atingiu o ponto mais alto da carreira, com 13 golos e oito assistências em 23 jogos na segunda metade de 2020/21 e 34 golos e nove assistências em 43 encontros na última temporada, ganhando dois Campeonatos e uma Taça dos Países Baixos.
A saída era um dado quase inevitável e o B. Dortmund, que perdeu Haaland para o Manchester City este verão, conseguiu ganhar a corrida pelo avançado de 28 anos a troco de 31 milhões de euros, com mais 3,5 milhões de variáveis. No entanto, o sonho virou pesadelo apenas 12 dias depois da transferência.
Sébastien Haller é reforço do Borrusia Dortmund com contrato até 2026
Já integrado no estágio que a equipa estava a realizar em Ragaz, na Suíça, e sendo uma das grandes figuras do grupo comandado por Edin Terzic que tentará mais uma vez quebrar a hegemonia do Bayern tendo mais reforços de peso como o avançado Karim Adeyemi, os centrais Niklas Süle e Nico Schlotterbeck ou o médio Salih Özcan (e apenas a saída de Axel Witsel além de Haaland), Haller foi diagnosticado num dos habituais exames médicos que são feitos pelos jogadores com um tumor nos testículos que já levou a que abandonasse a concentração do conjunto germânico que perdeu esta segunda-feira num particular com os espanhóis da Valencia, que tiveram em Gonçalo Guedes a grande figura com dois golos no triunfo por 3-1.
Sebastien #Haller hat das #BVB-Trainingslager in Bad Ragaz krankheitsbedingt verlassen müssen und ist bereits zurück nach Dortmund gereist. Bei Untersuchungen wurde ein Hodentumor entdeckt.
Gute Besserung, @HallerSeb! ????????
Weitere Infos: https://t.co/XPaNATxgDI pic.twitter.com/v6hA6MeGLV
— Borussia Dortmund (@BVB) July 18, 2022
“Esta notícia deixou tanto o Haller como a todos nós em choque. O clube deseja ao Sébastien uma ótima recuperação e um regresso o mais rapidamente possível. Vamos fazer de tudo para certificarmo-nos que receberá o melhor tratamento possível”, comentou o clube através de um comunicado oficial que deu conta da situação e deixou uma mensagem de Sebastian Kehl, diretor desportivo da equipa.
Thoughts are with you my brother! Praying you have a speedy recovery❤️ @HallerSeb https://t.co/ZukYmEqJO8
— Declan Rice (@_DeclanRice) July 18, 2022
Our prays with you brother! This is just another rock on your way! Get well soon @HallerSeb https://t.co/TQW11pG9Ks
— Pablo Fornals (@pablofornals) July 18, 2022