A Ilha da Serpente tornou-se um dos símbolos mais emblemáticos da resistência ucraniana e, com a sua libertação do domínio russo, a bandeira azul e amarela voltou a ser reerguida. Entre as operações de desminagem e a recuperação de armamento, os militares resgataram um ocupante inesperado: um pequeno gato preto que permaneceu na ilha durante a ocupação russa.

Um vídeo divulgado pelo ministério da Defesa da Ucrânia, através da conta de Telegram, mostra o momento em que alguns soldados se aproximam de um grupo maior que se encontra perto do que parece ser um bunker. Quando se juntam aos camaradas de armas, um dos homens estende o gato, que foi encontrado abandonado durante as operações na ilha.

As imagens divulgadas mostram também os soldados a percorrer a ilha até ao local onde estava erguida a bandeira russa, que retiraram e substituíram pela bandeira ucraniana.

Na Ilha Zmiinyi – mais conhecida por Ilha da Serpente – foram conduzidos trabalhos de reconhecimento do território e de fortificação das estruturas subterrâneas. Também foi apreendido diverso armamento russo deixado para trás, nomeadamente veículos aéreos não tripulados Orlan-10, sistemas de defesa aérea portáveis e lançadores de granadas, bem como registos pessoais dos soldados russos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final de junho, a Ucrânia anunciou que, depois de uma operação militar “notável”, as tropas russas tinham finalmente saído do território. A Rússia, porém, avançava uma versão diferente, na qual admitia a retirada, mas alegava ser um “gesto de boa vontade” para não obstruir as exportações de cereais ucranianos.

Ilha da Serpente. Moscovo diz que retirada foi  “gesto de boa vontade”, mas Kiev fala em operação “notável”

As forças russas ocuparam a Ilha Zmiinyi logo nos primeiros dias da invasão. Localizada a 48 quilómetros da costa da Ucrânia, o território tem importância estratégica porque fortalecia a presença das forças russas no país ao facilitar os ataques à distancia.

A região ganhou um estatuto de símbolo de resistência com o episódio em que os militares ucranianos se mantiveram firmes perante a ameaça de um navio de guerra russo. “Sugiro que entreguem as vossa armas e se rendam ou abrirei fogo“, avisou na altura o navio, que foi surpreendido pela resposta dada pelos soldados: “Navio de guerra russo, vai-te f****”.

“Navio de guerra russo, vão-se f****.” O grito de guerra da Ucrânia colocado em selo postal