A primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, foi recebida esta terça-feira na Casa Branca pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a sua esposa, Jill Biden. Num gesto de boas-vindas, Biden ofereceu a Zelenska um ramo de flores. Já a primeira-dama norte-americana recebeu-a com um abraço.

“Desde que nos conhecemos no Dia das Mães na Ucrânia, o meu coração permaneceu com a sra. Zelenska e o povo ucraniano. Naquele dia, também conheci mães e crianças que fugiram da guerra. A coragem deles e a coragem da sra. Zelenska inspiraram o mundo”, escreveu Jill Biden numa publicação no Twitter.

Um comunicado da Casa Branca, mencionado pelo The Guardian, refere que as duas primeiras-damas estiveram a discutir a continuação do apoio norte-americano à Ucrânia, na defesa da democracia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta terça-feira, Zelenska recebeu o Prémio Dissidente de Direitos Humanos em nome da Ucrânia, entregue pela Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo como reconhecimento da luta contra a invasão russa.

“É uma honra estar aqui e aceitar este prémio em nome de todos os homens e mulheres ucranianos que lutam contra a agressão russa”, afirmou durante a cerimónia.

Olena Zelenska chegou a Washington na segunda-feira e começou a estadia com uma reunião com o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken.

Está previsto que na quarta-feira se dirija ao Congresso norte-americano numa sessão em que todos os membros da câmara e do senado norte-americano estão convidados.